Jornalismo local: estudo da história profissional de jornalistas de São Félix do Xingu e Canaã dos Carajás, na Amazônia Oriental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i45.0001

Palavras-chave:

Comunicação local, São Félix do Xingu, Canaã dos Carajás, História Oral, Amazônia Oriental

Resumo

A pesquisa dedica-se a sistematizar os processos comunicacionais nas cidades de São Félix do Xingu, Canaã dos Carajás e seus entornos, na região sudeste do Pará, por meio do uso de entrevistas e história oral. A investigação, exploratória objetiva descrever e categorizar os processos de comunicação e a comunicação local da região citada, a partir das categorias: 1- estrutura jornalística, 2- organização profissional da empresa e/ou instituição do terceiro setor, 3- perfil da atuação dos jornalistas, 4-produção jornalística – tipo, formato e gêneros, 5- audiência e periodicidade, 6- saliência local e 7-tematização da informação. Como resultado, é sistematizado o mapeamento dos processos comunicacionais e memórias de comunicadores locais que colaboram com a produção de conteúdo informacional nessas cidades.

Biografia do Autor

Alexandra Manoella Silva Ferreira

Discente do Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. alexandra@unifesspa.edu.br

Referências

ALBERTI, Verena. CPDOC-FGV. O que documenta a fonte oral? Possibilidades para além da construção do passado. Disponível em: https://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/869.pdf

BARBOSA, Marialva Carlos. Tempo, tempo histórico e tempo midiático. In: Comunicação, mí-dias e temporalidades. MUSSE, Christina Ferraz; VARGAS, Herom e NICOLAU, Marcos (Orgs). Salvador: Edufba, 2017.

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Ed. Cortez, 1980.

BELTRÃO, Luiz. Fundamentos científicos da comunicação. Brasília: Ed. Coordenada, 1973.

CANAÃ DOS CARAJÁS. Sua História. Disponível em: https://www.canaadoscarajas.pa.gov.br/novo/historia/

CARDOSO, Ana Cláudia Duarte, CÂNDIDO, Lucas Souto e MELO, Ana Carolina. Campos de Canaã dos Carajás: um laboratório sobre as circunstâncias da urbanização, na periferia global e no alvorecer do século XXI. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais [online]. 2018, v. 20, n. 01, pp. 121-140. Disponível em: doi.org/10.22296/2317-1529.2018v20n1p12.

CARNEIRO, Kleysykennyson. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental.

CARNIELLO, Monica Franchi; SANTOS, Moacir José dos. Comunicação e desenvolvimento regional. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, [S.l.], v. 9, n. 2, jul. 2013. ISSN 1809-239X. Disponível em: https://www.rbgdr.net/revista/index.php/rbgdr/article/view/1032

CASTRO, Edna Ramos de (Orgs.) Territórios em transformação na Amazônia - saberes, rupturas e resistências. Belém: NAEA, 2017. Disponível em: https://cpalsocial.org/documentos/706.pdf

COSTA, Wesley. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental. Julho de 2021.

CRISPIM, Sebastião Novais Sousa; FRABETTI, Giancarlo Livman. Exploração da terra e do trabalho na fronteira agropecuária da Amazônia Oriental: o caso de são Félix do Xingu. Cadernos CEPEC, [S.l.], v. 9, n. 2, abr. 2021. ISSN 2238-118X. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/cepec/article/view/10332/7165

DUARTE, Jorge. Entrevista em Profundidade, in: DUARTE, J.; Barros, A. (Orgs). Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2015.

FRANCIS, Paulo. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental. Abril de 2021.

IBGE. Panorama São Félix do Xingu. Portal IBGE. Disponível em:

https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pa/sao-felix-do-xingu/panorama

MARSCHALL, Luciana. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental. Agosto de 2021.

RIBEIRO, Ana Paula Goulart; LEAL, Bruno Souza e GOMES, Itania. A historicidade dos proces-sos comunicacionais. In: Comunicação, mídias e temporalidades. MUSSE, Christina Ferraz; VARGAS, Herom e NICOLAU, Marcos (Orgs). Salvador: Edufba, 2017.

SANTIAGO, Carlos Antônio da Costa. Entrevista concedida ao Projeto de Pesquisa “Comunicação local: estudo dos comunicadores e dos processos comunicacionais do Sul e Sudeste do Pará”. Arquivo documental. Setembro de 2021.

SIQUEIRA, Aline Wendpap Nunes de. Beltrão, Lambadão, interatividade e decolonialidade: Diálogos possíveis. Revista Internacional de Folkcomunicação, Vol. 16, núm.37, pp.238-255, 2018. Disponível em:

https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=631766476012

UNIFESSPA. Unifesspa realiza seminário sobre políticas públicas e dialoga com gestão municipal em Canaã dos Carajás. Portal Unifesspa. Disponível em: https://www.unifesspa.edu.br/noticias/5394-unifesspa-realiza-seminario-sobre-politicas-publicas-e-dialoga-com-gestao-municipal-em-canaa-dos-carajas

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

BASSI, I.; FERREIRA, A. M. S. . Jornalismo local: estudo da história profissional de jornalistas de São Félix do Xingu e Canaã dos Carajás, na Amazônia Oriental. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 14–34, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i45.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21212. Acesso em: 6 fev. 2023.