Folclore Nu

Desnudando a Cultura Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.20.i45.0016

Palavras-chave:

Folclore, Cultura, Folkcomunicação

Resumo

Folclore Nu - Desnudando a Cultura Brasileira é uma iniciativa de divulgação folclórica que consiste em ensaios que reúnem fotografia e nu artístico com mitos e lendas do imaginário popular. Foram quatro ensaios no total, cada um contendo 7 fotos. Em cada uma delas, uma legenda que explica um pouco mais sobre cada mito retratado. O objetivo do projeto foi o de mostrar que o repertório compartilhado do folclore brasileiro pode inspirar não apenas histórias infantis, como amplamente repetido na vulgata, mas qualquer tipo de narrativa. A estética se une à informação, com a possibilidade de transmitir de maneira inovadora fatos pouco conhecidos sobre cada criatura do bestiário nacional.

Biografia do Autor

Andriolli de Brites da Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Jornalismo da UERJ. Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS, mestre em Jornalismo pela UFSC e graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela UFMS. Cursou estágio pós-doutoral em Crítica Cultural na UNEB, na linha de pesquisa de Tradição Oral e Produção de Narrativas. É membro do Nutopia - Núcleo das Tradições Orais e Patrimônio Imaterial (UNEB), da Comissão Sul-Mato-Grossense do Folclore e integrante da diretoria da Rede Folkcom (2022-2024).

Downloads

Publicado

2022-12-23

Como Citar

DE BRITES DA COSTA, A. Folclore Nu: Desnudando a Cultura Brasileira. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 20, n. 45, p. 275–285, 2022. DOI: 10.5212/RIF.v.20.i45.0016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21398. Acesso em: 28 mar. 2024.