O Consumo Simbólico de Marcas Patrocinadoras no Festival Folclórico de Parintins à luz da CCT (Consumer Culture Theory)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0011

Palavras-chave:

Consumer Culture Theory (CCT); Folkmarketing; Comportamento de Consumo

Resumo

A CCT (Consumer Culture Theory) oferece um contraponto teorico ao marketing, analisando o comportamento de cosnumo numa ótica subjetiva. O Festival Folclórico de Parintins (AM) é a maior atração cultural do estado do Amazonas e as estratégias de marketing cultural aplicadas localmente, exploram uma histórica rivalidade entre os bumbás protagonistas, como meio de formação de cultura de consumo e, ao mesmo tempo, de identidade coletiva. Compreender o comportamento de consumo de torcedores dos bumbás de Parintins, por meio de uma visão sociocultural, experiencial, simbólica e ideológica associada a marcas patrocinadoras do Festival Folclórico, à luz da Culture Consumer Theory (CCT), foi o objetivo deste estudo. A pesquisa foi qualitativa e desenvolvida em caráter exploratório, de natureza interpretativa, por meio de entrevistas em profundidade aplicadas a torcedores ativos das duas agremiações. Os resultados mostraram estreita associação entre as ideologias tradicionais baseadas em estratégias massificadas pelas marcas patrocinadoras e a identidade projetada. Também foi possível constatar padrões sócio-históricos de consumo alicerçando as culturas de mercado identificadas, influenciando as escolhas e posturas ligadas ao consumo a partir do “Eu estendido”, representado por símbolos, imagens e cores dos bois usadas para esta finalidade pelas patrocinadoras.

Biografia do Autor

Valentina Cid Mendes, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Administração

Ana Flávia de Moraes Moraes, Universidade Federal do Amazonas

Doutorado pela UFMG

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

AMORIM FRANCISCO SOARES FILHO, A.; CID MENDES, V.; DE MORAES MORAES, A. F. . O Consumo Simbólico de Marcas Patrocinadoras no Festival Folclórico de Parintins à luz da CCT (Consumer Culture Theory) . Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 192–217, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i47.0011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21591. Acesso em: 27 abr. 2024.