A Festa do Rosário de Santa Luzia e o Cortejo do Tope do Juiz

Autores

  • Osvaldo Meira Trigueiro

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i46.0013

Resumo

Este ensaio fotográfico reúne registros em diferentes anos da pesquisa empírica com o objetivo de documentar e mostrar os principais momentos do cortejo do ‘Tope do Juiz” na Festa do Rosário, de Santa Luiza no sertão da Paraíba. Outubro é o mês de Nossa Senhora do Rosário, o mês das festas para os Reis Negros, comemoradas em quase todo do Brasil. É uma grande festa, bem caraterística do catolicismo popular, com celebrações hibridas entre o sagrado e o profano, com novenário, missa, procissão, grupos folclóricos, artesanatos, comidas típicas, parques de diversões, quermesses e muitas outras manifestações da tradicional cultura popular e do folclore.

Biografia do Autor

Osvaldo Meira Trigueiro

Professor associado aposentado DECOM/CCTA, Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Doutor em Ciência da Comunicação. Membro da Comissão Nacional e Estadual de Folclore. Pesquisador do GP Folkcomunicação INTERCOM e GT Rede Folkcom; Folclorista Emérito Brasileiro.

Referências

BENJAMIM, Roberto; TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. Festa do Rosário de Pombal. João Pessoa – PB: Editora Universitária/Universidade Federal da Paraíba – UFPB, 1977.

TRIGUEIRO, Osvaldo Meira. Quando a televisão vira outra coisa: as estratégias de apropriação das redes de comunicação cotidianas em São José de Espinharas. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo – RS, 2004. Disponível em: http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/2530.

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

MEIRA TRIGUEIRO, O. . A Festa do Rosário de Santa Luzia e o Cortejo do Tope do Juiz. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 248–256, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i46.0013. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/21981. Acesso em: 29 abr. 2024.