A Comunicação nos Figurinos da Escola de Samba Estado Maior da Restinga para o carnaval 2023 de Porto Alegre

Autores

  • Édson Luís Dutra Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS https://orcid.org/0000-0003-4023-7187
  • Roberto Tietzmann Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0001

Palavras-chave:

Movimentos Sociais, Escola de Samba, Figurino, Comunicação

Resumo

O presente artigo tem por objetivo identificar as manifestações comunicacionais dentro do desfile de uma escola de samba, a partir da análise de seus figurinos (croquis) para o desfile carnavalesco. Partindo da contextualização dos movimentos sociais e das territorialidades destes grupos, observa-se a inserção da escola de samba como um modelo de movimento social. Tendo como objeto de estudo os figurinos da escola de samba Estado Maior da Restinga, campeã do carnaval 2023 de Porto Alegre, aplica-se o método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), que desvela a relação entre a produção cultural da escola de samba e a folkcomunicação, trazendo seus aspectos comunicacionais e a sua produção de sentido como peças de manifestação de sua expressão popular na avenida.

Biografia do Autor

Édson Luís Dutra, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS

Jornalista, mestrando em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande
do Sul - PUCRS.

Roberto Tietzmann, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor e pesquisador do programa de pós-graduação em Comunicação da FAMECOS na PUCRS. 

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

DUTRA, Édson L.; TIETZMANN, R. A Comunicação nos Figurinos da Escola de Samba Estado Maior da Restinga para o carnaval 2023 de Porto Alegre. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 21, n. 47, p. 13–31, 2023. DOI: 10.5212/RIF.v.21.i47.0001. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/22545. Acesso em: 27 abr. 2024.