A Comunicação nos Figurinos da Escola de Samba Estado Maior da Restinga para o carnaval 2023 de Porto Alegre
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.21.i47.0001Palavras-chave:
Movimentos Sociais, Escola de Samba, Figurino, ComunicaçãoResumo
O presente artigo tem por objetivo identificar as manifestações comunicacionais dentro do desfile de uma escola de samba, a partir da análise de seus figurinos (croquis) para o desfile carnavalesco. Partindo da contextualização dos movimentos sociais e das territorialidades destes grupos, observa-se a inserção da escola de samba como um modelo de movimento social. Tendo como objeto de estudo os figurinos da escola de samba Estado Maior da Restinga, campeã do carnaval 2023 de Porto Alegre, aplica-se o método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016), que desvela a relação entre a produção cultural da escola de samba e a folkcomunicação, trazendo seus aspectos comunicacionais e a sua produção de sentido como peças de manifestação de sua expressão popular na avenida.
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