Folkcomunicação no Cariri cearense
religião, turismo e comércio através da fotoetnografia
DOI:
https://doi.org/10.5212/RIF.v.22.i49.0010Palavras-chave:
Folkcomunicação, Folkmarketing, Folkturismo, Folkarte, Cariri cearaenseResumo
Esta pesquisa busca registrar e analisar a presença da folkcomunicação em espaços religiosos, turísticos e comerciais no Cariri cearense. Trata-se de um estudo com abordagem qualitativa, unindo a folkcomunicação à fotoetnografia para o seu desenvolvimento. Tem como objetivo analisar a influência folk, da imagem do Pe. Cícero, ícone religioso nordestino, que transformou a região do Cariri cearense em um pólo econômico e de turismo religioso, considerado o segundo maior centro de peregrinação religiosa no Brasil. Para tanto, analisamos 118 fotografias de nossa autoria, produzidas em 2022 e em 2024, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha, no Ceará. Por fim, a partir da análise, compreendemos que a região possui seu aporte referencial de representatividade econômica, educacional, religiosa e turística provenientes da “fama” do padre.
Referências
ABREU, Antônio Jorlan Soares de; COUTINHO, Vinícius da Silva. Impactos Folkturísticos e Econômicos na Ritualística do Bumba Meu Boi do Maranhão. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 46, PUC-Minas, Belo Horizonte-MG, Anais [...], 2023. Disponível em: https://sistemas.intercom.org.br/pdf/link_aceite/nacional/11/0804202320314764cd8a63e7ced.pdf. Acesso em: 28 out. 2024.
BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.
CAMPOS, Leylane Bertoldo de; LUCENA FILHO, Severino Alves de. A Paisagem como um Elemento do Folkturismo na Comunidade Quilombola de Caiana dos Crioulos em Alagoa Grande – PB. In: SEMINÁRIO DE TURISMO DO MERCOSUL, 7, Caxias do Sul-RS, Anais [...], 2012. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/a_paisagem_como_um_
elemento.pdf. Acesso em: 06 jul. 2023.
CAVEDON, Neusa Rolita. Fotoetnografia: a união da fotografia com a etnografia no descortinamento dos não ditos organizacionais. Organizações & Sociedade, v. 12, p. 13-27, 2005. Disponível em: https://doc-0s-0g-prod-01-apps-viewer.googleusercontent.com/ viewer2/prod-01/pdf/. Acesso em: 30 maio 2024.
DECHANDT, Siegrid Guillaumon. Gestão do turismo em territórios de grande densidade religiosa: o caso no Novo México. 2011. Doutorado em Administração (Pós-Graduação em Administração) Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2011.
GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8.ed. Rio de Janeiro: Record, 2004.
GURAN, Milton. Documentação fotográfica e pesquisa científica: notas e reflexões. XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia,Rio de Janeiro: [201?].
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. População. 2022. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/panorama. Acesso em: 02 jun. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA-INEP. Resultados. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/ pesquisas-estatisticas-eindicadores/censo-da-educacao-superior/resultados. Acesso em: 03 jun. 2024.
LUCENA FILHO, Severino Alves de. O Maior São João do Mundo em Campina Grande - PB: um evento gerador de discursos culturais. Cultura Midiática. vol. II, n. 1– jan./jun./2009. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/cm/article/view/11695/6721. Acesso em 02 jul. 2023.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. Amostragem e saturação em pesquisa qualitativa: consensos e controvérsias. Revista Pesquisa Qualitativa. São Paulo (SP), v. 5, n. 7, p. 01-12, abril. 2017.
SANTANA, Flávio Menezes; TESSAROTTO, Marco Antônio de Oliveira; COUTINHO, Vinícius da Silva. Do Piauí para os piauienses: estratégias de folkmarketing da cerveja Berrió na sociedade midiatizada. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 45, Anais [...], João Pessoa-PB, 2022. Disponível em: https://www.portalintercom.org.br/anais/ nacional2022/resumo/0720202217014562d85f293422, Acesso em 02 jul. 2023.
SCHMIDT, Cristina. Folkcomunicação: estado do conhecimento sobre a disciplina. Bibliocom, v. 1, n. 1, pág 3-17, 2008. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/revistas/Ano1|#01|novembro e dezembro de 2008 Acesso em: 03 jun. 2024.
SILVA, Alexandre Dutra da; LUCENA FILHO, Severino Alves de. Folkcomunicação e desenvolvimento local: um estudo sobre a Aruenda da Saudade e suas contribuições para o Folkturismo no município de Pitimbu-PB. Revista Internacional de Folkcomunicação, Ponta Grossa/PR, Volume 18, Número 40, p.214- 233, Janeiro/Junho, 2020. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19263/209209215234. Acesso em 28 out. 2024.
SILVA, Daniel Neves. "Padre Cícero"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/padre-cicero.htm. Acesso em 03 de jun. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Os autores são responsáveis, em qualquer que seja o formato do texto, pelas opiniões expressas ou indiretas presentes em seus respectivos trabalhos, não endossáveis pelo Conselho Editorial e pelos editores da Revista, bem como pela autenticidade do trabalho. Ao publicar trabalhos na Revista Internacional de Folkcomunicação, os autores cedem automaticamente os direitos autorais à publicação para veiculação das produções acadêmicas, sem ônus para a Revista. Os autores detêm os direitos autorais do texto para o caso de publicações posteriores e concedem à Revista Internacional de Folkcomunicação o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista. Por serem publicados em revista de acesso livre, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em atividades educacionais e não-comerciais, sendo permitida a publicação simultânea em repositórios institucionais.