Olubajé : O discurso religioso para o ritual de agradecimento no Ilè Asè Iyà Ogunté

Autores

  • Édila Döler Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Douglas Junio Fernandes Assumpção Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Jorge Leal Eiró da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA)
  • Maíra de Cássia Evangelista de Sousa Universidade da Amazônia (UNAMA)

DOI:

https://doi.org/10.5212/RIF.v.18.i40.0005

Resumo

Os rituais do Olubajé evidenciam valores simbológicos que compõem o universo que circula em torno da mitologia do orixá Omolú. Para elaboração deste artigo, a pesquisa apoia-se no método de observação e fenomenológico (MASSINI, 1989) e adota o olhar através da análise discursiva (FOUCAULT, 1996) como um artifício metodológico da dinâmica dos enunciados proferidos pela sacerdotisa responsável pelo Templo da Religião Africana Ilè Àsé Iyá Ogunté1, no município de Ananindeua, no estado do Pará, na festa do Olubajé2 que acontece com o interesse principal de agradecer pela restituição da saúde da sacerdotisa do templo. O objetivo deste texto é descrever e analisar a festa do Olubajé dedicada ao orixá Omolú3, bem como avaliar as simbologias ligadas ao evento relacionadas às narrativas mitológicas dos orixás (PRANDI, 2012). Candomblé; Olubajé; Análise de discurso; Narrativas.

Biografia do Autor

Édila Döler, Universidade da Amazônia (UNAMA)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação, linguagem e cultura da Universidade da Amazônia (UNAMA), Graduada em Letras pela Universidade da Amazônia(UNAMA)

Douglas Junio Fernandes Assumpção, Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) Universidade da Amazônia (UNAMA)

Pós-doutor pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia ( UNAMA) e Doutor em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná ( UTP

Jorge Leal Eiró da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade da Amazônia (UNAMA)

Arquiteto, graduado pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1983). Doutor em Educação (UFPA, 2014). Mestre em Educação (UFPA, 2009). Especialista em Ensino Superior (UNAMA,1996). Professor-Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Universidade da Amazônia (PPGCLC-UNAMA). Professor Adjunto da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPA

Maíra de Cássia Evangelista de Sousa, Universidade da Amazônia (UNAMA)

professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) e dos cursos de Comunicação Social da Universidade da Amazônia (UNAMA). É pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM/UFPA). Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS)

Downloads

Publicado

2020-06-24

Como Citar

DÖLER, Édila; ASSUMPÇÃO, D. J. F.; DA SILVA, J. L. E.; DE SOUSA, M. de C. E. Olubajé : O discurso religioso para o ritual de agradecimento no Ilè Asè Iyà Ogunté. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 18, n. 40, p. 80–95, 2020. DOI: 10.5212/RIF.v.18.i40.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/19275. Acesso em: 20 abr. 2024.