Sobre a Revista
E-ISSN: 1807-4960
Foco e Escopo
A Revista Internacional de Folkcomunicação tem por objetivos:
a. Difundir a produção científica em Folkcomunicação;
b. Desvendar possíveis vias de investigação, considerando novos objetos e o fortalecimento de metodologias próprias da folkcomunicação;
c) Valorizar o constante diálogo entre as contribuições conceituais da folkcomunicação e as observações e análises de pesquisa empírica, bem como a constante atualização do legado de Luiz Beltrão;
d. Propiciar conhecimento sobre o assunto para professores, pesquisadores e estudantes de Comunicação.
Grande Área da revista: Ciências Sociais Aplicadas
Área: Interdisciplinar e Comunicação
Áreas Correlatas/Especialidades: Ciências Humanas, Letras e Linguística
Periodicidade: Semestral
Instituições
- Programa de Pós-Graduação em Jornalismo/Universidade Estadual de Ponta Grossa
- Editora Universidade Estadual de Ponta Grossa
- Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação para o Desenvolvimento Regional
- Rede Folkcom - Rede de Estudos e Pesquisas em Folkcomunicação
A Revista utiliza o DOI (Digital Object Identifier) para registro dos artigos publicados desde 2016.
Política de Avaliação
Os artigos serão analisados por dois membros da Comissão Editorial e/ou pareceristas externos, nacionais ou estrangeiros, em sistema de avaliação às cegas. Para tanto, os artigos devem ser enviados sem indicação de autoria ou qualquer informação relacionada à instituição de ensino de vinculação.
Caso o trabalho receba apenas um parecer negativo, o mesmo será encaminhado a um terceiro avaliador. Aos pareceristas é reservada a liberdade para aprovar, reprovar ou solicitar alterações conforme suas análises. A publicação se dará após recomendação de publicação do trabalho por dois avaliadores.
Os critérios de avaliação constam no formulário on-line da Revista e compreendem: 1) adequação ao campo temático da revista; 2) originalidade da abordagem; 3) explicitação das bases teórico-metodológicas do trabalho; 3) utilização correta e atualizada da bibliografia; 5) explicitação dos resultados da pesquisa e da discussão proposta; 6) qualidade redacional, coerência textual e adequação às normas técnicas internacionais para trabalhos científicos.
Em caso de solicitação de alterações, os autores terão prazo estipulado para a nova análise e, se forem contempladas as mudanças, o artigo será publicado.
Ao submeter trabalho à Revista, o(a) autor(a) assume o compromisso ético com a originalidade científico-intelectual do artigo. Caso seja identificado plágio ou autoplágio, o artigo será rejeitado.
Cabe ao Conselho Editorial da Revista a emissão de pareceres sobre a publicação de todos os trabalhos enviados à Revista Internacional de Folkcomunicação, garantindo o anonimato dos autores e a adequação do conteúdo aos estudos de folkcomunicação.
O tempo médio de avaliação dos artigos e divulgação do parecer final aos autores é de seis meses.
Periodicidade
A Revista Internacional de Folkcomunicação possui periodicidade semestral e é publicada nos meses de junho e dezembro.
* Observação: No período de 2012 a 2016, a Revista publicou uma edição extra anual com dossiê temático.
Política de Acesso Livre
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, permitindo ler, descarregar, copiar, distribuir, imprimir, consultar ou difundir os artigos publicados, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A revista não cobra nenhuma taxa para realização de etapas editoriais tais como revisão, processamento, avaliação, formatação ou publicação de artigos a autores(as) ou instituições.
Política de privacidade
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.