Folkcomunicação e Carreira em TICs

a Deep Tech UeUP Como Mecanismo de Inclusão de Jovens Periféricas do Grande Recife no Mercado de Trabalho.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/

Palavras-chave:

folkcomunicação, inteligência artificial, linguagens de programação, inclusão tecnológica e deep tech UeUp

Resumo

O presente artigo analisa a interseção entre folkcomunicação, letramento digital e formação tecnológica, com foco na inclusão de jovens periféricas do Grande Recife em ecossistemas de inovação. A pesquisa parte da compreensão de que as práticas comunicacionais populares, historicamente estudadas por Luiz Beltrão, podem funcionar como dispositivos mediadores na aprendizagem tecnológica e na inserção de mulheres em carreiras de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Para tanto, examina-se o caso da deep tech UeUp, criada em 2025 por Arnott Caiado, Filipe Carvalho, Pedro Paulo Procópio de Oliveira Santos e Samantha Pimentel, aprovada no edital Catalisa ICT/Sebrae Nacional. A metodologia incluiu revisão bibliográfica e grupo focal com cinco estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade Senac-PE, oriundas de escolas públicas e participantes do programa Embarque Digital. O estudo demonstra que as trilhas de conhecimento personalizadas da UeUp — denominadas buscam traduzir linguagens tecnológicas para contextos culturais periféricos, fortalecendo o letramento digital e a autonomia criativa. Conclui-se que a articulação entre folkcomunicação e inteligência artificial inaugura uma nova “prensa de Gutemberg”, capaz de reconfigurar o acesso ao saber e ao trabalho em escala global com um olhar atento à inclusão folkgital.

Biografia do Autor

  • Pedro Paulo Procópio de Oliveira Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO FACULDADE SENAC PE FACULDADE PERNAMBUCANA DE SAÚDE

    Pós-doutor em Comunicação pela UFPE, além de jornalista. Ampla trajetória acadêmica na área da saúde, comunicação e educação. É professor em instituições como a Faculdade Senac-PE e a Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS) , atuando na graduação, pós-graduação e projetos de extensão, além de iniciação cientítica. Psicanalista e pesquisador associado à Rede Folkcom, possui publicações relevantes em folkcomunicação, tecnologias inclusivas e humanização em saúde. Idealizador da Olimpíada Brasileira de Diplomacia e Relações Internacionais (OBDIP) e presidente executivo do Ubique Júnior. Tem experiência como pró-reitor, editor científico e gestor educacional.

  • Arnott Ramos Caiado, FACULDADE SENAC PE

    Arnott Ramos Caiado. arnottrc@gmail.com. Mestre em Economia - UFPE, Especialista em Gestão Educacional e Gestão Estratégica - Administrador - PUC/Go. Pesquisador e Professor ICT Senac PE. Orcid: https://orcid.org/0009-0001-6973-7313

  • Filipe Sousa Carvalho de Melo, FACULDADE SENAC PE

    Mestrando em Tecnologias Emergentes em Educação - MUST. Especialista em Práticas Inovadoras em Educação. Licenciado em Letras - UFPE. Professor Senac PE.

  • Samantha Grasielle Camara Pimentel, FACULDADE SENAC PE

    Doutoranda em Ciências da Computação, Mestre em Design, Especialista em Interfaces UI/UX, Ergonomia e Docência no ensino superior. Bacharel em Design, Pesquisadora e professora no ICT Senac PE.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2011.

BELTRÃO, Luiz. Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados. São Paulo: Cortez, 1980.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 6. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

EISENSTEIN, Elizabeth L. The Printing Press as an Agent of Change: Communications and Cultural Transformations in Early-Modern Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 1980.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009.

KOKOTAJLO, Daniel; ALEXANDER, Scott; LARSEN, Thomas; LIFLAND, Eli; DEAN, Romeo. AI 2027: A Deeply Researched Month-by-Month Scenario about Transformative AI. São Francisco: AI Futures Project, 2025. Disponível em: https://ai-2027.com. Acesso em: 11 out. 2025.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

Downloads

Publicado

2026-06-30

Como Citar

Folkcomunicação e Carreira em TICs: a Deep Tech UeUP Como Mecanismo de Inclusão de Jovens Periféricas do Grande Recife no Mercado de Trabalho. Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 24, n. 52, 2026. DOI: 10.5212/. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/folkcom/article/view/25678. Acesso em: 8 jul. 2026.