ENVOLVIMENTO DE MULHERES COM ENTORPECENTES: FREQUÊNCIAS TEMPORAIS E IMPLICAÇÕES SOCIAIS. Doi: 10.5212/PublicatioHuma.v.21i2.0004
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v21i2.5303Palavras-chave:
Cocaína, Maconha, Mulheres, Tráfico de Drogas, Entorpecentes, Substâncias PasicotrópicasResumo
Avaliou-se o envolvimento de mulheres com o tráfico e/ou o uso de cocaínae maconha em apreensões ocorridas entre 2005 e 2010 em Santa Catarina,Brasil. Utilizaram-se os dados totais do estado, cadastrados no Instituto de Análises Forenses, correspondentes às apreensões de cocaína, maconha ecocaína+maconha em posse só de mulheres ou simultaneamente com homens. Nas regiões da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí os resultados mostraramseinteressantes. Em 2005, na Grande Florianópolis, havia o predomínio deapreensões de maconha, que reverteu-se para cocaína em 2008 e retornou paramaconha em 2010. Na região do Vale do Itajaí, houve uma evolução constantedas apreensões de cocaína, com aumento escalonado de 307% em 2010. Asapreensões de maconha e cocaína+maconha, foram maiores no Vale do Itajaí,região Sul e Grande Florianópolis. Observou-se o predomínio da participaçãode mulheres com o tráfico e/ou o uso de cocaína em cinco das seis regiões deSanta Catarina, demonstrando a necessidade de políticas sociais fortes para frearesse crescimento. O trabalho discute a problemática social do uso/tráfico deentorpecentes por mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons