Cara-de-Bronze: Face-de-Deus?

Autores

  • Diego Gomes do Valle Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v22i1.5399

Palavras-chave:

Absoluto, Cara-de-Bronze, Corpo de Baile, Guimarães Rosa.

Resumo

Este artigo se propõe a sustentar a hipótese de que um grande personagem da literatura brasileira – a saber: Cara-de-Bronze, de Guimarães Rosa – é construído com notas do que as variegadas culturas têm atribuído ao Absoluto, à Divindade. Isto não implica que tal personagem seja a encarnação do divino na ficção, mas que possui traços, perfeições que encontramos na caracterização do Absoluto. Por exemplo: onisciência, onipotência, ser incriado, unidade na multiplicidade, etc. Dessa forma, cabe a nós estabelecermos esta relação e demonstrá-la mediante argumentações suficientes.

Biografia do Autor

Diego Gomes do Valle, Universidade Estadual de Campinas

Mestre em Estudos Literários pela UFPR e doutorando em Teoria e História Literária pela UNICAMP, Diego Gomes do Valle, atualmente, é professor colaborador do Departamento de Letras da UEPG.

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Publicado

2015-03-24

Edição

Seção

Artigos