ENSINO PROFISSIONAL EM CONQUISTA NAS DÉCADAS DE 1930 E 1940: O CURSO DE DATILOGRAFIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.021026

Autores

  • Ana Elizabeth Santos Alves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Lígia Maria Portela da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i1.614

Palavras-chave:

História da educação, Trabalho e educação, Ensino profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca do significado e do papel de cursos de datilografia na cidade de Vitória da Conquista nas décadas de 1930 e 1940, considerando os princípios tayloristas de organização do trabalho, numa conjuntura de afirmação e aprofundamento de um modelo de produção urbano-industrial. Para tal utiliza-se de depoimentos de pessoas antigas e da análise de documentos e fotografias de uma escola outrora existentes na cidade. Pela reconstrução de aspectos da memória da educação profissional voltada para o trabalho manual em Vitória da Conquista é possível questionar a importância que tais cursos tiveram naquele momento.

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