O POSITIVISMO NA TEORIA DESCRITIVISTA DE BLOOMFIELD - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.067082
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i1.620Palavras-chave:
descritivismo, estruturalismo americano, Bloomfield, positivismoResumo
Este artigo se propõe a apresentar algumas características gerais presentes na concepção de ciência e na metodologia utilizada pelo estruturalismo bloomfieldiano – também conhecido como descritivismo – que podem ser encontradas de forma integral ou similar na filosofia positivista de Auguste Comte. Entre essas características, pode-se destacar o rigor na observação e descrição dos fatos – sociais e lin-güísticos – e a busca por um resultado preciso da descrição, capaz de prever a ocorrência dos mesmos fatos em outras situações – sociais ou lingüísticas.
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons