FUNDAMENTOS ECONÔMICOS DO COMÉRCIO INTERNACIONAL: A QUESTÃO AGRÍCOLA E A INSERÇÃO DO MERCOSUL - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/PublicatioHum.v.16i1.125139
DOI:
https://doi.org/10.5212/publ.humanas.v16i1.625Palavras-chave:
Economia Internacional, Mercosul, ProtecionismoResumo
O comércio agrícola internacional vem sendo discutido com uma ênfase nunca vista em toda história econômica mundial. Isso se deve ao fenômeno da globalização econômica e a crescente expectativa de crescimento dos fluxos internacionais de comércio de produtos primários originados dos países em desenvolvimento com destino aos países desenvolvidos. Esse fluxo maior possibilitaria uma participação maior dos países mais atrasados na renda mundial e, eventualmente, por conta de transferências internas inter-setoriais de renda e outros mecanismos econômicos, um caminho para estes países alcançarem o desenvolvimento econômico e social. No entanto, os países mais desenvolvidos, representados por União Européia, Estados Unidos e Japão, também interessados em fortalecer a produção e a exportação de seus produtos agrícolas, adotam políticas de estímulos aos seus produtores tão importantes que acabam por penalizar de forma profunda o comércio agrícola dos países em desenvolvimento. Neste contexto, o objetivo deste artigo é verificar os fundamentos econômicos favoráveis a um aumento da corrente de comércio externo como meio para alcançar o desenvolvimento econômico e social.
Downloads
Edição
Seção
Licença
a) Os autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This journal provides open any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons