ARGUMENTOS FRONTEADOS NA PERIFERIA À ESQUERDA DE ORAÇÕES CONDICIONAIS CENTRAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM PROCESSO DE CLITIC LEFT DISLOCATION COM RETOMADA PRONOMINAL VISÍVEL OU NULA

Autores

  • Vanessa Leme Fadel STEINHAUSER Universidade Estadual de Maringá
  • André ANTONELLI Universidade Estadual de Maringá - UEM

Resumo

Estudando o fronteamento de constituintes na língua inglesa, Haegeman (2012) constatou que, em orações condicionais introduzidas pela conjunção “if” (em português, se), não pode haver topicalização de argumento para a periferia da sentença, visto que a conjunção “if” bloqueia qualquer movimento de constituinte para essa posição. Isso pode ser ilustrado a partir da seguinte sentença em inglês (cf. HAEGEMAN, 2006, p. 33): “*If the exams you don’t pass you won’t get the degree”. Por outro lado, diferentemente do inglês, é possível o fronteamento tanto de adjuntos como de argumentos em orações condicionais no português e no italiano, como pode ser visto em: “Se ao menos o pão ela tivesse comprado, não estaríamos com fome”. Dada essa discrepância, este estudo busca fazer uma análise gerativa translinguística, de modo a sugerir, por meio de alguns testes, que no português e no italiano, quando há fronteamento de constituintes em orações condicionais introduzidas por “se”, os argumentos nascem na periferia à esquerda, sendo, portanto, provenientes de um processo de deslocamento à esquerda clítica. Isso seria possível em virtude da existência de objetos nulos em certas línguas, como é o caso do português brasileiro (Cyrino, 1994), que permite retomada pronominal visível ou nula.

Biografia do Autor

Vanessa Leme Fadel STEINHAUSER, Universidade Estadual de Maringá

Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Estadual de Maringá (2019-atual). Possui graduação em Letras – Português/Inglês pela Universidade Estadual do Paraná (2015-2018), campus de Paranavaí. E, atualmente, atua como professora de Língua Portuguesa e Redação. 

André ANTONELLI, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutor em Linguística (2011) pela Universidade Estadual de Campinas, onde também se graduou em Letras (2001) e obteve seu mestrado em Linguística (2007). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Seu foco de pesquisa tem sido descrever e analisar, numa perspectiva sincrônica e diacrônica, aspectos morfossintáticos do português e de outras línguas românicas. 

Downloads

Publicado

2021-03-09

Como Citar

VANESSA LEME FADEL STEINHAUSER; ANDRÉ ANTONELLI. ARGUMENTOS FRONTEADOS NA PERIFERIA À ESQUERDA DE ORAÇÕES CONDICIONAIS CENTRAIS NO PORTUGUÊS BRASILEIRO: UM PROCESSO DE CLITIC LEFT DISLOCATION COM RETOMADA PRONOMINAL VISÍVEL OU NULA. Muitas Vozes, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 127–143, 2021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/15975. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Teoria e Análise Linguística: Diferentes abordagens