Práticas colaborativas de escrita via internet em formação continuada de professores: o papel do leitor-autor

Auteurs-es

Mots-clés :

Práticas colaborativas de escrita, Wiki, Autor, Leitor.

Résumé

As práticas de leitura e escrita na Internet têm reconfigurado o papel de autor e de leitor na contemporaneidade. Este artigo analisa as práticas colaborativas de escrita com o uso da ferramenta digital wiki, realizadas por professores de Língua Portuguesa participantes de um curso online de formação continuada. A análise fundamenta-se na noção de função-autor de Foucault (2001) e de interpretação de texto de Eco (2012); nas concepções de autoria e leitura da análise do discurso de Maingueneau (2010) e Possenti (2009). Em relação às práticas colaborativas de escrita digital, apoia-se em categorias descritas por Pinheiro (2013). Ao analisar as interações verbais desses professores no espaço de comentários do wiki, evidencia-se como a leitura constitui a autoria do texto coletivo. 

Biographies de l'auteur-e

  • Sandro Luis Silva, Universidade Federal de São Paulo
    Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto de Língua Portuguesa no Departamento de Letras e Professor de Programa de Pós-Graduação (mestrado acadêmico) na Universidade Federal de São Paulo
  • Adriana Silvia Vieira, Universidade Federal de São Paulo
    Mestre em Letras pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo

Téléchargements

Publié

2019-03-06

Comment citer

Práticas colaborativas de escrita via internet em formação continuada de professores: o papel do leitor-autor. Muitas Vozes, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 237–251, 2019. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/12762. Acesso em: 7 juin. 2026.