FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017

Main Article Content

Arlindo Lins de Melo Júnior
Ivan Fortunato

Resumo

O tema “formação de professores indígenas” remete a uma importante reflexão sobre as tarefas da educação. Neste estudo, objetivamos analisar a formação inicial e continuada do professor indígena brasileiro nas produções acadêmicas (teses e dissertações). Desenvolveu-se uma revisão sistemática, a partir de um levantamento da produção do conhecimento (dissertações e teses) na base de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os resultados revelam significativo aumento na formação inicial e continuada do professor indígena preocupada com o contexto em que vivem os povos indígenas e consequentemente a uma valorização da cultura e biliguismo.

Metrics

Carregando Métricas ...

Article Details

Como Citar
DE MELO JÚNIOR, A. L.; FORTUNATO, I. FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES INDÍGENAS: TESES E DISSERTAÇÕES 2010-2017. Olhar de Professor, v. 21, n. 1, p. 47-57, 10 jun. 2019.
Seção
Políticas Públicas, Formação de Professores e Processo de Ensino e Aprendizagem
Biografia do Autor

Arlindo Lins de Melo Júnior

*[1]Mestre em Educação pelo PPGEd/UFSCar Sorocaba.

Ivan Fortunato, IFSP Itapetininga

Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e Doutor em Geografia, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus Itapetininga e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCAr, campus Sorocaba.