RAZÕES DA RAZÃO DIDÁTICA: HIPÓTESES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA ESCOLAR CRÍTICA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.011021

Conteúdo do artigo principal

Oswaldo Alonso Rays

Resumo

Neste texto, apresentam-se algumas hipóteses
com as quais se pretende contribuir para a redefinição
dos pressupostos teórico-metodológicos da didática. A
sugestão é de um ideário político-pedagógico comprometido
em fortalecer os papéis que educadores e educandos
assumem em ambientes socioeducativos específicos.
Propõe-se para discussão um dos caminhos possíveis para
a transformação da ordem estabelecida pela concepção
neoliberalista da teoria didática e suas repercussões nas
práticas de ensino. Trata-se de hipóteses didáticas para
a superação da dualidade entre o pólo teórico e o pólo
prático do processo de ensino-aprendizagem, em razão
destes se constituírem reciprocamente.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
1,399
Jul 2009Jan 2010Jul 2010Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026163
|

Detalhes do artigo

Como Citar
RAYS, O. A. RAZÕES DA RAZÃO DIDÁTICA: HIPÓTESES PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA DIDÁTICA ESCOLAR CRÍTICA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i1.011021. Olhar de Professor, [S. l.], v. 11, n. 1, 2009. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.11i1.011021. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1497. Acesso em: 1 abr. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo