FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308

Conteúdo do artigo principal

Priscila Mara de Araujo Gualberto
Rafael Almeida

Resumo

O presente trabalho teve como objetivos fazer uma análise comparativa dos norteadores dos cursos de Pedagogia, no Brasil, para o ensino de Matemática (Diretrizes curriculares, PCN de Matemática e Matrizes de Matemática de quarta série do Ensino Fundamental) e analisar as grades curriculares de sete universidades públicas no estado de São Paulo. A análise dos programas dos cursos de Pedagogia foi realizada a partir da quantificação das horas dedicadas à educação matemática escolar em relação à quantidade total de horas dos cursos, buscando verificar se o conteúdo no período de formação prepara suficientemente o professor para desenvolver as habilidades indicadas nos norteadores supracitados.  A comparação entre os dois tipos de análises demonstrou que há uma escassez de disciplinas sobre a educação matemática escolar nos cursos de Pedagogia avaliados neste estudo e que o tempo destinado a elas é muito pequeno em relação à duração total do curso, parecendo não ser suficiente para que o professor possa contemplar a matemática escolar em seu caráter sociocultural.

Abstract

This study aimed to make a comparative analysis of guiding the course of Education in Brazil for the teaching of mathematics (Curriculum guidelines, PCN Mathematics / Matrices Mathematics fourth grade of elementary school) and review the curricula of seven public universities in the state of São Paulo. The examination of the courses of Education was held from the quantification of hours devoted to mathematics education in relation to the total number of hours of courses, seeking to verify whether the content in their training prepares enough teachers to develop the skills listed in guiding above. The comparison between the two types of analysis showed that there is a shortage of courses on mathematics education in Pedagogy courses evaluated in this study and the time devoted to them is very small relative to the total length of the course seems to be insufficient to that the teacher can address the mathematics education in their socio-cultural feather.

Key words: School Mathematics; Mathematic’s Curriculum; Teacher Formation; Early Series.

 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
866
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026108
|
Crossref
1

Detalhes do artigo

Como Citar
DE ARAUJO GUALBERTO, P. M.; ALMEIDA, R. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DAS LICENCIATURAS EM PEDAGOGIA - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 287–308, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i2.287308. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1512. Acesso em: 14 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo