O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378

Conteúdo do artigo principal

Katharine Smithrim
Martha Maria Prata-Linhares

Resumo

O artigo reúne o fenômeno do ritmo, a formação de professores e o envolvimento dos alunos. O sentido de ritmo apresentado é muito mais amplo do que o sentido musical de ritmo. Inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente, da aprendizagem, do corpo, das atividades e da energia. A pesquisa aqui relatada é dividida em duas partes. A primeira parte aborda o papel do ritmo na formação de professores na pedagogia Waldorf. A segunda analisa o ritmo nas salas de aula de educação infantil, em Ontário, no Canadá, e em Minas Gerais, Brasil. Na coleta e análise de dados as pesquisadoras canadense e brasileira utilizam um mesmo protocolo de observação para registrar o ritmo das atividades em sala de aula, tanto na agenda das atividades do dia quanto no registro das atividades rítmicas. Com o propósito de analisar a relação entre ritmo e envolvimento nas atividades, a investigação acontece em salas de aula em que o ritmo é um conceito fundamental, e em salas de aula que não dão atenção intencional ao ritmo. Um dos propósitos da investigação é mostrar como o ritmo interfere no envolvimento dos alunos nas atividades de aprendizagem, a necessidade do envolvimento das crianças para que elas possam aprender e dos professores para que tenham condições de criar ambientes que promovam a aprendizagem. Usar o ritmo para promover o envolvimento tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem.

 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
564
Jan 2011Jul 2011Jan 2012Jul 2012Jan 2013Jul 2013Jan 2014Jul 2014Jan 2015Jul 2015Jan 2016Jul 2016Jan 2017Jul 2017Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202639
|

Detalhes do artigo

Como Citar
SMITHRIM, K.; PRATA-LINHARES, M. M. O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 359–378, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1515. Acesso em: 14 mar. 2025.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Katharine Smithrim, Universidade de Queen's

Faculdade de EducaçãoÁrea de Educação

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Núcleo de Aprendizagem com Tecnologias de Informação e Comunicação - NATIC -Área de Educação