O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378

Conteúdo do artigo principal

Katharine Smithrim
Martha Maria Prata-Linhares

Resumo

O artigo reúne o fenômeno do ritmo, a formação de professores e o envolvimento dos alunos. O sentido de ritmo apresentado é muito mais amplo do que o sentido musical de ritmo. Inclui um senso de equilíbrio nos ritmos dos movimentos físicos, da mente, da aprendizagem, do corpo, das atividades e da energia. A pesquisa aqui relatada é dividida em duas partes. A primeira parte aborda o papel do ritmo na formação de professores na pedagogia Waldorf. A segunda analisa o ritmo nas salas de aula de educação infantil, em Ontário, no Canadá, e em Minas Gerais, Brasil. Na coleta e análise de dados as pesquisadoras canadense e brasileira utilizam um mesmo protocolo de observação para registrar o ritmo das atividades em sala de aula, tanto na agenda das atividades do dia quanto no registro das atividades rítmicas. Com o propósito de analisar a relação entre ritmo e envolvimento nas atividades, a investigação acontece em salas de aula em que o ritmo é um conceito fundamental, e em salas de aula que não dão atenção intencional ao ritmo. Um dos propósitos da investigação é mostrar como o ritmo interfere no envolvimento dos alunos nas atividades de aprendizagem, a necessidade do envolvimento das crianças para que elas possam aprender e dos professores para que tenham condições de criar ambientes que promovam a aprendizagem. Usar o ritmo para promover o envolvimento tem o potencial de transformar o ensino e a aprendizagem.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SMITHRIM, K.; PRATA-LINHARES, M. M. O PODER DO RÍTMO NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378. Olhar de Professor, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 359–378, 2010. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.12i2.359378. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1515. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo
Biografia do Autor

Katharine Smithrim, Universidade de Queen's

Faculdade de EducaçãoÁrea de Educação

Martha Maria Prata-Linhares, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Núcleo de Aprendizagem com Tecnologias de Informação e Comunicação - NATIC -Área de Educação