CONCEPÇÃO COMUNITARISTA DA DEMOCRACIA E EDUCAÇÃO (THE COMUNITARIANIST CONCEPTION OF DEMOCRACY AND THE EDUCATION) - Doi: http://dx.doi.org/10.5212/OlharProfr.v.11i2.233252
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Analisa-se, neste texto, a concepção comunitarista de democracia e sua correlação com a educação, discutindo-se o potencial heurístico da mesma para se compreender questões ligadas à forma como as políticas públicas são concebidas e implementadas no campo da educação frente às exigências de administração democrática da escola pública. A concepção contratualista da democracia é apresentada, inicialmente, como contraponto. Mostra-se como, a partir do comunitarismo, questões ligadas à identidade e à diferença são tratadas na esfera da deliberação pública. Discute-se qual tipo de democracia podemos ter e desejar frente aos limites do comunitarismo em relação às exigências da formação humana para uma democracia radical e popular.
Palavras-chave: Democracia. Comunitarismo. Educação.
This paper analyzes the communitarianism as a perspective of collective decision to think democracy in public educational policies and in public school administration. First I present the contractarian conception of democracy as a counterpoint to discuss question about how communitarianism difine the limits and scope of political education and school as a place of coletive deliberation. How question about identity and difference must be democratically treated. The question is about what kind of democracy we have and want and how this is linked with the human formation.
Keywords: Democracy. Communitarianism. Education.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.