Avaliação institucional participativa e a busca da qualidade da escola: limites e potencialidades da participação estudantil

Conteúdo do artigo principal

Maria Simone Ferraz Pereira
https://orcid.org/0000-0001-7009-7571
Mara Regina Lemes De Sordi
https://orcid.org/0000-0003-1216-7185

Resumo

Este artigo analisa limites e possibilidades de participação dos estudantes no processo de pactuação da qualidade da escola pública favorecidas por políticas democráticas, como é o caso da Avaliação Institucional participativa – AIP, implementada nas escolas de ensino fundamental da Rede Municipal de Educação de Campinas/SP. A pesquisa foi realizada em três escolas escolhidas a partir de um estudo exploratório de eventos organizados pela política de AIP, viabilizadores da participação dos estudantes no processo de reflexão da qualidade da escola. Os dados indicam que as escolas têm se organizado para garantir o princípio da participação dos estudantes na Comissão Própria de Avaliação - CPA, mas evidenciamos que ainda existem aspectos que precisam ser compreendidos, a fim de possibilitar uma participação para além de espaços como a CPA, e assim promover uma formação que contribua de fato para que os estudantes se envolvam com a vida da escola.

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Detalhes do artigo

Como Citar
FERRAZ PEREIRA, M. S.; LEMES DE SORDI, M. R. . Avaliação institucional participativa e a busca da qualidade da escola: limites e potencialidades da participação estudantil. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15576.209209225810.0527. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15576. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Caderno temático: Avaliação em larga escala no contexto da Educação Básica
Biografia do Autor

Maria Simone Ferraz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora e Mestre em Educação pela Unicamp.  Professora  da  Faculdade  de  Educação  da Universidade Federal de Uberlândia, com atuação na graduação e na Pós - graduação, membro da linha Estado, Política e Gestão da Educação. E-mail: msimonefp@gamil.com

Mara Regina Lemes De Sordi, UNICAMP

Professora Associada da Faculdade de Educação da Unicamp, graduada em Enfermagem pela USP-SP, mestre em Enfermagem pela USP- SP. Doutora em Educação pela Unicamp, pós doutora em Educação pela PUC-RJ, Livre docente em Avaliação Educacional pela Unicamp. Pesquisadora no campo da avaliação educacional tanto na educação superior como na educação básica. Coordena o Laboratório de Observação e Estudos Descritivos (Loed) da Faculdade de Educação da Unicamp. Atua como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação. E-mail: maradesordi14@gmail.com

Referências

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