ENEM durante a pandemia? Um estudo de caso das percepções de docentes da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro sobre a realização do ENEM 2020

Conteúdo do artigo principal

Regina Lucia Fernandes de Abuquerque
https://orcid.org/0000-0001-9240-6144

Resumo

Resumo: Tem-se por objetivo mapear as percepções de professores da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro sobre a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), assim como analisar o oferecimento de atividades pedagógicas não presenciais aos alunos da rede que prestariam o exame. Trata-se de estudo exploratório, com 22 professores atuantes em turmas de Ensino Médio. A coleta de dados foi realizada através de aplicação de questionário remoto, com estrutura de respostas semiestruturadas. Os resultados parciais apontaram para divergências entre os professores em relação à realização do ENEM 2020, incluindo docentes que declararam percepções distintas quanto à realização do exame, utilizando-se de justificativas similares.


Palavras chave: Covid-19, Ensino Médio, ENEM 2020.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES DE ABUQUERQUE, R. L. ENEM durante a pandemia? Um estudo de caso das percepções de docentes da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro sobre a realização do ENEM 2020. Olhar de Professor, [S. l.], v. 23, p. 1–6, 2020. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.23.2020.15649.209209225856.0601. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/15649. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Caderno Temático: Covid 19 - Educação em tempo de Pandemia (Volume 1)
Biografia do Autor

Regina Lucia Fernandes de Abuquerque, UFMG

Doutoranda pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (PPGE-UFMG), mestre pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE-UFRJ). Professora da Rede estadual de Educação do Rio de Janeiro (2015/atual) e professora da Rede Municipal de Educação do Rio de Janeiro (2009/2019). Atua com pesquisa no campo da Sociologia da Educação com ênfase em processos escolares, relação professor-aluno, práticas intraescolares, enturmação.