Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia

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Maria Sueli Prazeres
Eraldo Souza Carmo

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre o cenário e os desafios da educação do campo no Brasil e na Amazônia, situando os conceitos de campo e educação do campo, os principais autores, sujeitos, desafios e perspectivas dessa modalidade educativa. Nossas reflexões enfocam as duas importantes bandeiras de luta do Movimento por uma Educação do Campo: 1) a inclusão das demandas do campo na agenda política do país; 2) a construção do conceito de educação do campo. Posteriormente situamos o desenho das políticas públicas educacionais que têm sido ofertadas historicamente para o campo e refletimos acerca dos desafios da educação do/no campo na Amazônia. As análises realizadas destacam a existência de grandes desafios a serem vencidos para a oferta de uma educação de qualidade no/do campo, uma educação que contemple a heterogeneidade e a diversidade dos sujeitos, que valorize o homem do campo e seus direitos. O artigo destaca que apesar de haver avanços significativos no âmbito da legislação brasileira, estes não têm sido suficientes para a afirmação da educação no/do campo. As análises apontam as contradições que ainda se materializam na qualidade da educação ofertada e finalizam apontando importantes elementos para o debate teórico acerca da educação para os povos do campo do Brasil e da Amazônia.

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Como Citar
PRAZERES, M. S.; CARMO, E. S. Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia. Olhar de Professor, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 383–395, 2013. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.15i2.0012. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/3634. Acesso em: 5 nov. 2024.
Seção
Artigos em fluxo contínuo