Retratos e desafios da educação do/no campo no Brasil e na Amazônia
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Resumo
Este artigo tem como principal objetivo refletir sobre o cenário e os desafios da educação do campo no Brasil e na Amazônia, situando os conceitos de campo e educação do campo, os principais autores, sujeitos, desafios e perspectivas dessa modalidade educativa. Nossas reflexões enfocam as duas importantes bandeiras de luta do Movimento por uma Educação do Campo: 1) a inclusão das demandas do campo na agenda política do país; 2) a construção do conceito de educação do campo. Posteriormente situamos o desenho das políticas públicas educacionais que têm sido ofertadas historicamente para o campo e refletimos acerca dos desafios da educação do/no campo na Amazônia. As análises realizadas destacam a existência de grandes desafios a serem vencidos para a oferta de uma educação de qualidade no/do campo, uma educação que contemple a heterogeneidade e a diversidade dos sujeitos, que valorize o homem do campo e seus direitos. O artigo destaca que apesar de haver avanços significativos no âmbito da legislação brasileira, estes não têm sido suficientes para a afirmação da educação no/do campo. As análises apontam as contradições que ainda se materializam na qualidade da educação ofertada e finalizam apontando importantes elementos para o debate teórico acerca da educação para os povos do campo do Brasil e da Amazônia.
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