FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Conteúdo do artigo principal

Marilda Coelho Silva
Filomena Ma. Gonçalves da Silva Cordeiro Moita

Resumo

  

RESUMO: A integração do trabalho escolar com as novas tecnologias no currículo como ferramentas exige uma reflexão sistemática acerca de seus objetivos, de suas técnicas, dos conteúdos escolhidos, das possibilidades e dos desafios. Todavia, a formação tecnológica do professor é um fator determinante para que esse processo se efetive. Neste contexto, o objetivo deste artigo é discutir sobre a formação do professor para usar o computador em sala de aula. Para tanto, realizou-se um estudo de caso com uma representatividade de 5 (cinco) professores de uma escola pública municipal da cidade de Esperança-PB. Os dados foram coletados através do instrumento questionário. O estudo foi apoiado em teorias de autores como Moran (2004), Valente (1993), Moita (2011), Libâneo (2003), entre outros. Os dados obtidos com a pesquisa apontam que inúmeros educadores não utilizam o computador nas suas atividades diárias em sala de aula, pois ainda consideram-no uma ferramenta complexa e difícil de manipular, reflexo da falta de formação e preparação dos mesmos para saberem utilizar esta ferramenta como instrumento pedagógico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, M. C.; MOITA, F. M. G. da S. C. FORMAÇÃO DOCENTE PARA USAR O COMPUTADOR EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 110–119, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0009. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/5604. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Didática e Práticas de Ensino
Biografia do Autor

Marilda Coelho Silva, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Mestranda em Formação de Professores pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB.

Filomena Ma. Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, UEPB

Professora Orientadora. PRPGP - UEPB.