COMPREENSÕES DE PROFESSORES ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DA ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Resumo
No sentido de refletir sobre a arte nos contextos da Educação Infantil no âmbito da formação continuada buscamos por meio desta pesquisa compreender as contribuições da arte na Educação Infantil, no entendimento de professores que participam de um programa de formação continuada. A metodologia da pesquisa delineou-se por uma perspectiva qualitativa. Foi realizado um questionário semiaberto, com 20 professores da Educação Infantil que participavam do Projeto de Formação Continuada do Programa Institucional Arte na Escola. Diante das aproximações entre as compreensões dos professores delineamos, a posteriori, três categorias de análise: a arte como possibilidade de ampliar o repertório cultural das crianças; as vivências com a arte como meio de proporcionar prazer e sensibilidade e por fim a arte como impulsionadora de um estranhamento diante do que está posto no cotidiano educativo. Aportamo-nos nas compreensões de Nóvoa (2002) acerca da formação continuada de professores. Nos estudos de Duarte Junior (2000) nas reflexões sobre o sensível na educação. E Pillotto (2009) e Vigotski (2009) acerca das concepções da arte na infância. Podemos inferir por meio desta pesquisa que as reflexões suscitadas por estes professores revelam compreensões amplas e coerentes com a literatura referente a arte na Educação Infantil. Apontamos como considerações a importância de possibilitar, com os professores, ampliação de conhecimentos nas formações continuadas e mobilizar saberes que permitem potencializar aprendizagens acerca das linguagens da arte na infância.
Palavras-chave: Formação continuada de professores; Educação Infantil; Arte.Métricas
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