DISPOSITIVOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir como dispositivos didáticos podem auxiliar o professor a organizar seu trabalho de ensino da Língua Portuguesa. Para isso, analisaremos: um Projeto de Letramento (PL¹), uma Sequência Didática (SD) e uma Prática de Letramento (PL²). Como embasamento teórico-metodológico, nos pautaremos na teoria sociointeracionista (Vigotsky, 1987), em autores como Dolz; Noverraz e Schneuwly (2013), Kleiman (2007) e outros. Esperamos, desta forma, buscar reflexões a respeito de como um PL¹, uma SD e uma PL² se organizam e se constituem como instrumentos do trabalho pedagógico, das atividades didáticas, dos conteúdos escolares para, consequentemente, desenvolver, nos alunos, capacidades em relação à leitura, à escrita e à oralidade.
Palavras-chave: Dispositivos didáticos. Trabalho docente. Língua Portuguesa.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.