SIGNIFICADOS DA DIDÁTICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NOS MANUAIS DE DIDÁTICA GERAL

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Léia Hegeto
Tânia Maria Braga Garcia

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa em que se analisaram configurações da Didática como disciplina escolar, tomando como material empírico manuais de Didática Geral publicados no Brasil a partir de 1980, conceitualmente entendidos como elementos visíveis do código disciplinar. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira etapa, foram localizados dezoito manuais de Didática caracterizados como obras produzidas para ensinar o professor a ensinar; na segunda etapa, foram selecionados  para análise nove destes manuais, três de cada década (1980, 1990, 2000). As análises selecionadas para apresentação neste artigo referem-se particularmente aos elementos relacionados a duas categorias analíticas, o conceito de Didática e os temas apresentados como corpo de conhecimentos da disciplina. Os resultados apontaram que os debates acadêmicos no campo da Didática resultaram na focalização do objeto da disciplina em torno do ensino e dos elementos da ação docente, ressignificando suas finalidades. O código disciplinar da Didática expresso nos manuais, no período analisado, pode ser caracterizado como o de reaproximação dos seus conteúdos e finalidades com o espaço da sala de aula e com o ensino, sem desconsiderar outras dimensões que envolvem o trabalho docente.

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Como Citar
HEGETO, L.; GARCIA, T. M. B. SIGNIFICADOS DA DIDÁTICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NOS MANUAIS DE DIDÁTICA GERAL. Olhar de Professor, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 20–36, 2018. DOI: 10.5212/OlharProfr.v.17i1.0002. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/9802. Acesso em: 4 nov. 2024.
Seção
Didática e Práticas de Ensino