SIGNIFICADOS DA DIDÁTICA COMO DISCIPLINA ESCOLAR NOS MANUAIS DE DIDÁTICA GERAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta resultados de pesquisa em que se analisaram configurações da Didática como disciplina escolar, tomando como material empírico manuais de Didática Geral publicados no Brasil a partir de 1980, conceitualmente entendidos como elementos visíveis do código disciplinar. A pesquisa foi desenvolvida em duas etapas: na primeira etapa, foram localizados dezoito manuais de Didática caracterizados como obras produzidas para ensinar o professor a ensinar; na segunda etapa, foram selecionados para análise nove destes manuais, três de cada década (1980, 1990, 2000). As análises selecionadas para apresentação neste artigo referem-se particularmente aos elementos relacionados a duas categorias analíticas, o conceito de Didática e os temas apresentados como corpo de conhecimentos da disciplina. Os resultados apontaram que os debates acadêmicos no campo da Didática resultaram na focalização do objeto da disciplina em torno do ensino e dos elementos da ação docente, ressignificando suas finalidades. O código disciplinar da Didática expresso nos manuais, no período analisado, pode ser caracterizado como o de reaproximação dos seus conteúdos e finalidades com o espaço da sala de aula e com o ensino, sem desconsiderar outras dimensões que envolvem o trabalho docente.
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
______________
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.