A construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em foco

Autores

  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos
  • Débora Cristina Massetto Universidade Federal de São Carlos
  • Paula Grizzo Gobato Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Vigo Azevedo Borges Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0005

Resumo

Este artigo apresenta análises relativas aos processos de construção da identidade de mentora, do desenvolvimento profissional e identificação das aprendizagens de uma professora experiente, evidenciadas em sua participação no Programa de Formação Online de Mentores. Para o desenvolvimento da pesquisa-intervenção, foram consideradas referências teóricas sobre formação docente e o papel das narrativas escritas para o registro de processos reflexivos sobre a prática. Os dados foram examinados de maneira interpretativa provenientes de atividades online. Os resultados mostraram que novos conhecimentos foram construídos e incorporados à base de conhecimentos da participante, auxiliando-a a exercer as funções de mentora ao assessorar uma professora iniciante em suas dificuldades. A iniciativa e a sua investigação mostraram-se significativas para promover a aprendizagem docente de professores iniciantes de modo supervisionado. Considerou-se que, em face da ausência de políticas públicas consolidadas no acompanhamento de professores iniciantes por professores mais experientes, no Brasil, a relevância da investigação conduzida ampliou-se.

 

Palavras-chave: Mentoria. Professor iniciante. Formação docente.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Docente no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.

Débora Cristina Massetto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.

Paula Grizzo Gobato, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.

Fabiana Vigo Azevedo Borges, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

REALI, A. M. de M. R.; MASSETTO, D. C.; GOBATO, P. G.; BORGES, F. V. A. A construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em foco. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 330–347, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10091. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente