A construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em foco

Autores

  • Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali Universidade Federal de São Carlos
  • Débora Cristina Massetto Universidade Federal de São Carlos
  • Paula Grizzo Gobato Universidade Federal de São Carlos
  • Fabiana Vigo Azevedo Borges Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0005

Resumo

Este artigo apresenta análises relativas aos processos de construção da identidade de mentora, do desenvolvimento profissional e identificação das aprendizagens de uma professora experiente, evidenciadas em sua participação no Programa de Formação Online de Mentores. Para o desenvolvimento da pesquisa-intervenção, foram consideradas referências teóricas sobre formação docente e o papel das narrativas escritas para o registro de processos reflexivos sobre a prática. Os dados foram examinados de maneira interpretativa provenientes de atividades online. Os resultados mostraram que novos conhecimentos foram construídos e incorporados à base de conhecimentos da participante, auxiliando-a a exercer as funções de mentora ao assessorar uma professora iniciante em suas dificuldades. A iniciativa e a sua investigação mostraram-se significativas para promover a aprendizagem docente de professores iniciantes de modo supervisionado. Considerou-se que, em face da ausência de políticas públicas consolidadas no acompanhamento de professores iniciantes por professores mais experientes, no Brasil, a relevância da investigação conduzida ampliou-se.

 

Palavras-chave: Mentoria. Professor iniciante. Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Aline Maria de Medeiros Rodrigues Reali, Universidade Federal de São Carlos

Docente no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Carlos.

Débora Cristina Massetto, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.

Paula Grizzo Gobato, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.

Fabiana Vigo Azevedo Borges, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

Publicado

2017-11-30

Como Citar

REALI, A. M. de M. R.; MASSETTO, D. C.; GOBATO, P. G.; BORGES, F. V. A. A construção da identidade de uma mentora: o Programa de Formação Online de Mentores em foco. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 330–347, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10091. Acesso em: 10 dez. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente