A concepção de Pedagogia Social na formação dos Educadores Sociais na Espanha
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.12i2.0021Resumo
Este texto apresenta dados de pesquisa desenvolvida em estudo de doutorado a partir da perspectiva metodológica da Educação Comparada (GARCIA GARRIDO, 1986). Para que o objetivo da tese fosse alcançado, optou-se por análise de ementas das disciplinas de Pedagogia Social que compõem a proposta curricular do curso de Graduação em Educação Social de dez universidades espanholas, a saber: 1. Universidad Nacional de Educación a Distancia; 2. Universidad Autónoma de Barcelona; 3. Universidad Castilla de la Mancha; 4. Universidad Santiago de Compostela; 5. Universidad de Salamanca; 6. Universidad de Deusto; 7. Universidad de León; 8. Universidad de Valencia; 9. Universidad de Las Palmas de Gran Canarias; 10. Universidad de Málaga. Optou-se ainda por aliar à metodologia comparativa a análise de conteúdo (PEREZ SERRANO, 2003). A análise das ementas permitiu constatar uma persistente tentativa de caracterizar a Pedagogia Social como uma ciência que deva articular a teoria e a prática como essência para a formação do Educador Social.
Palavras-chave: Pedagogia Social comparada. Educador Social espanhol. Análise de conteúdo.
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