Professor@ facebookeir@ e seu desenvolvimento profissional docente em um contexto informal

Autores

  • Daniela Tomio Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Regional de Blumenau http://orcid.org/0000-0001-5578-7822
  • Katiúscia Raika Brandt Bihringer Universidade Regional de Blumenau
  • Luciane Katheryne Lourenço Trigo Universidade Regional de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i2.0016

Resumo

Nesta pesquisa, objetivamos compreender as contribuições ao desenvolvimento profissional docente a partir dos sentidos atribuídos por professor@s facebookeir@s na divulgação de suas práticas educativas em redes virtuais. Da interlocução, por meio de um questionário online, com três sujeitos investigados, interpretamos que, embora com distintos tempos de carreira profissional, o Facebook, como espaço de educação informal, potencializa o desenvolvimento profissional docente. Dentre as contribuições, evidenciamos que essa rede social permite aos professores promoverem o entendimento de seu trabalho a partir da reflexão com o outro, incentivarem processos formativos entre pares da escola, darem visibilidade social à sua profissão e elaborarem conhecimentos por meio de interações virtuais. Tal compreensão desafia-nos, como pesquisadores e/ou formadores de professores, a ampliarmos nossos modos de ver e ouvir o que este coletivo facebookeir@ tem a nos compartilhar sobre suas práticas docentes, seus processos de ensinar e suas compreensões acerca da profissão docente.

 

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente. Facebook.  Contexto Informal.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
434
Dec 04 '17Dec 07 '17Dec 10 '17Dec 13 '17Dec 16 '17Dec 19 '17Dec 22 '17Dec 25 '17Dec 28 '17Dec 31 '1719
| |
Outros formatos de visualizações
81
Jan 2018Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20268
|
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 5
  • Mendeley - Readers: 2
  • Mendeley - Readers: 1
  • Social Media
  • Facebook - Shares, Likes & Comments: 63

Biografia do Autor

Daniela Tomio, Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação Científica e TEcnológica. Docente pesquisadora do Proframa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau. Coorderandora do Subprojeto PIBID Ciências.  Participa da Rede de Pesquisadores em Formação de Professores RIPEFOR.

Katiúscia Raika Brandt Bihringer, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Luciane Katheryne Lourenço Trigo, Universidade Regional de Blumenau

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau.

Downloads

Publicado

2017-12-02

Como Citar

TOMIO, D.; BIHRINGER, K. R. B.; TRIGO, L. K. L. Professor@ facebookeir@ e seu desenvolvimento profissional docente em um contexto informal. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 540–554, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i2.0016. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10345. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Desenvolvimento profissional docente