Avaliação de sistemas e política de competências e habilidades da OCDE

Autores

  • Rodrigo da Silva Pereira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i1.0006

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as orientações e proposições que emanam das relações político-educacionais entre Brasil e OCDE, e as implicações na concepção de avaliação de sistemas educacionais sob a égide da política de competências e habilidades. A análise de documentos, na perspectiva crítico-dialética, conduziu a pesquisa. Desde os anos 2000, ampliaram-se as relações político-educacionais entre o Brasil e a OCDE. Há um consentimento ativo do governo brasileiro relacionado à implementação da avaliação do sistema educacional, que possa responder à política de competências e habilidades defendida pela Organização Internacional. Os resultados apontam que existem semelhanças e contradições entre o que preconizam os documentos da OCDE e as políticas de avaliação da Educação Básica que são desenvolvidas no país.

 

Palavras chaves: Avaliação de sistemas educacionais. Pisa. Competências e habilidades.  OCDE. Educação Básica.

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Publicado

2017-11-28

Como Citar

PEREIRA, R. da S. Avaliação de sistemas e política de competências e habilidades da OCDE. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 107–127, 2017. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i1.0006. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10799. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos