O Programa Gestão para a Aprendizagem da Fundação Lemann em duas redes municipais de ensino do Paraná

Autores

  • Kelly Letícia Sakata UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO
  • Michelle Fernandes Lima UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.007

Resumo

O artigo investiga o Programa Gestão para a Aprendizagem (PGA), da Fundação Lemann (FL), em parceria com as redes municipais de ensino de Castro e Ponta Grossa, no Estado do Paraná, problematizando as concepções de gestão educacional e de políticas de formação continuada. Para tanto, discute a atuação do PGA nas escolas brasileiras, caracteriza os dois municípios supracitados e analisa as concepções de gestão educacional e de políticas de formação continuada indicadas pela FL. Concluiu-se que a concepção de políticas de formação continuada do PGA é pautada no discurso de formação voltada para a emergência de líderes e gestores de sala de aula, e a concepção de gestão educacional é a gestão por resultados, em que se propõe a lógica empresarial no âmbito escolar. 

 

Palavras-chave: Fundação Lemann. Gestão educacional. Parceria público-privada.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelly Letícia Sakata, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

Professora Colégio SEPAM-PR. Mestranda em Educação, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO­– Campus Irati-Paraná. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Integrante do Grupo de Pesquisa Estado, Política e Gestão em Educação (UNICENTRO/IRATI-PR), http://www2.unicentro.br/gepoge/quem-somos/.

Michelle Fernandes Lima, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE-UNICENTRO

Professora da Universidade Estadual do Centro Oeste: Campus Irati ( PR). Doutora em educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR. Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Líder do grupo de pesquisa Estado, Politicas e Gestão da Educação (UNICENTRO/IRATI-PR).

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

SAKATA, K. L.; LIMA, M. F. O Programa Gestão para a Aprendizagem da Fundação Lemann em duas redes municipais de ensino do Paraná. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 527–544, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11071. Acesso em: 29 abr. 2024.