Diferença surda e relações de poder na prática docente

Autores

  • Lucas Romário Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Ana Dorziat Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0007

Resumo

Este artigo problematiza as relações de poder que envolviam a prática docente de professoras surdas que atuavam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de escolas públicas de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa, nos Estudos Culturais, com contribuições de Michel Foucault, e nos Estudos Surdos, utilizando como técnicas a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Os dados empíricos revelaram que as identidades docentes das professoras surdas, especialmente de uma, estavam em constantes negociações. Elas, mesmo ocupando, legitimamente, um lugar social (docentes) na instituição escolar, eram vistas como passíveis de colonização por profissionais ouvintes. Suas ações sofriam, repetidamente, interferências, desconsiderando sua autonomia docente e criando, para elas, situações de constrangimento e violência nas escolas.

 

Palavras-chave: Relações de poder. Prática docente. Professoras surdas.

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Biografia do Autor

Lucas Romário, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Especialista em Educação em Direitos Humanos (UFPB); Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM); Graduado em Pedagogia com aprofundamento em Educação Especial (UFPB); Graduado em Serviço Social (Anhanguera-Uniderp). Tem interesse de pesquisa nos seguintes temas: Estudos Culturais da Educação, Estudos Surdos com foco na Pedagogia Surda, Formação Docente, Inclusão/Exclusão. Contato: lukas_ro_mario@hotmail.com

Ana Dorziat, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Doutora em Educação (UFSCar), com pós-doutorado pela Universidade de Lisboa (UL/Portugal). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (PPGE/UFPB). Desenvolve pesquisas sobre Educação de
Surdos.

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Publicado

2018-06-27

Como Citar

ROMÁRIO, L.; DORZIAT, A. Diferença surda e relações de poder na prática docente. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 750–768, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11145. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos