Interfaces do herói nos quadrinhos brasileiros: questões didáticas e políticas
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n1.009Resumo
No presente artigo, analisam-se três histórias em quadrinhos que se referem a episódios da história do Brasil: Barão do Serro Azul, A Revolta de Canudos e Cumbe. Com isso, pretende-se fornecer instrumental analítico e político para a práxis educativa de professores de História do Ensino Básico. Inicia-se a discussão traçando um apanhado teórico sobre o heroísmo e a história, permitindo, assim, que as obras aqui estudadas possam ser compreendidas de maneira crítica. Preocupa-se com as dinâmicas políticas, didáticas e historiográficas envolvidas na utilização dessas mídias em sala de aula. Nesse sentido, os três quadrinhos estudados apresentam um dégradé em que o primeiro traz uma visão absolutamente estereotipada desses temas; o segundo, uma visão ambígua; e o terceiro, uma perspectiva mais aprofundada e politicamente includente. Conclui-se com a necessidade de pensar-se a história e seu ensino valorizando as experiências coletivas para além das heroicas individualidades.
Palavras-chave: Heroísmo. Escravidão. Quadrinhos.
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