Desigualdades encadeadas no sistema educacional brasileiro: estratificações entre os níveis médio e superior da educação

Autores

  • Célia Elizabete Caregnato Universidade Federal do Rio Grande do sul http://orcid.org/0000-0002-9326-590X
  • Bernardo Sfredo Miorando Universidade Federal do Rio Grande do Sul http://orcid.org/0000-0002-7556-1684
  • Leandro Raizer Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ricardo Gausmann Pfitscher Universidade Federal Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.004

Resumo

Este artigo discute a estratificação educacional de nível médio e superior. O estudo das estratificações educacionais permite visualizar segmentações sociais e educacionais no interior do sistema. A expansão educacional ocorrida no país em período recente chama atenção pela persistência de limites vinculados a profundas desigualdades sociais. O estudo apresenta dados estatísticos secundários sobre educação média e superior e discute categorias que expressam a estratificação horizontal no interior de cada nível. Os resultados mostram que há variação da estratificação educacional nos dois níveis e que o financiamento público ou privado, o tipo institucional e os tipos de cursos permitem verificar traços da realidade educacional brasileira que tendem a reproduzir as desigualdades históricas encadeadas.

 

Palavras-chave: Ensino Médio. Educação Superior. Estratificação educacional.

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Biografia do Autor

Célia Elizabete Caregnato, Universidade Federal do Rio Grande do sul

Docente Associada, Departamento Ensino e Currículo

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação /UFRGS

Membro titular da COMPÓS do PGEDU da UFRGS

Bernardo Sfredo Miorando, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação

Bolsista Capes

Leandro Raizer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor adjunto no Departamento Ensino e Currículo

Ricardo Gausmann Pfitscher, Universidade Federal Rio Grande do Sul

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

CAREGNATO, C. E.; SFREDO MIORANDO, B.; RAIZER, L.; GAUSMANN PFITSCHER, R. Desigualdades encadeadas no sistema educacional brasileiro: estratificações entre os níveis médio e superior da educação. Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 469–486, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.004. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12312. Acesso em: 26 dez. 2024.