Novas perspectivas para o processo de alfabetização: reflexões a partir das contribuições recentes de Magda Soares e do Projeto Alfaletrar

Autores

  • Magna do Carmo Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0015

Resumo

Este artigo discute as novas perspectivas para o processo de alfabetização, tendo como base as contribuições de Magda Soares no livro Alfabetização: a questão dos métodos, publicado em 2016, e do Projeto Alfaletrar, o qual vem sendo desenvolvido na Rede Municipal de Lagoa Santa – Minas Gerais. O artigo demonstra que o Projeto Alfaletrar, efetivamente, desde seu início, tem se pautado nas evidências científicas revisadas e discutidas do livro citado e que se constitui um projeto de formação de rede, com resultados positivos no que se refere à aprendizagem dos alunos, bem como no desenvolvimento profissional das professoras envolvidas.

 

Palavras-chave: Alfabetização. Formação de rede. Desenvolvimento profissional.

Downloads

Métricas

PDF views
2,107
Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 2026126
|
Other format views
981
Jul 2018Jan 2019Jul 2019Jan 2020Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202661
|

Publicado

2018-07-10

Como Citar

SILVA, M. do C. Novas perspectivas para o processo de alfabetização: reflexões a partir das contribuições recentes de Magda Soares e do Projeto Alfaletrar. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 894–927, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0015. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12396. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Alfabetização e formação de rede: novas perspectivas, novos desafios

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)