Uma história breve e pessoal da pesquisa pós-qualitativa: em direção à “pós-investigação”

Autores

  • Elizabeth Adams St. Pierre College of Education, University of Georgia, EUA

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0023

Resumo

Neste artigo, a autora aborda sua dificuldade com a desconexão entre os conceitos e as práticas da “metodologia qualitativa humanista convencional” e as teorias pós-modernas e pós-estruturais, especialmente a desconexão entre suas ontologias. Ela descreve sua própria história como pesquisadora que estudou simultaneamente, mas separadamente, metodologia qualitativa humanista e teorias pós, ilustrando a separação tão comum entre, de um lado, a metodologia qualitativa e, de outro, a epistemologia e a ontologia com as quais está emaranhada. Ela encoraja pesquisadores a realmente utilizar as críticas ontológicas oferecidas pelos “pós” e se engajarem nos neoempirismos da virada ontológica, talvez usando conceitos futuristas como métodos na investigação pós-qualitativa ou “pós-investigação”.

 

Palavras-chave: Pesquisa pós-qualitativa. Pós-investigação. Virada ontológica.

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Publicado

2018-08-10

Como Citar

ST. PIERRE, E. A. Uma história breve e pessoal da pesquisa pós-qualitativa: em direção à “pós-investigação”. Práxis Educativa, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1044–1064, 2018. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.13i3.0023. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/12475. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: E depois do Pós-estruturalismo?: experimentações metodológicas na pesquisa em currículo e educação