A produção científica sobre o PROEJA no GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas - ANPEd (2007-2017)
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.011Resumo
Este estudo objetivou analisar a produção científica relacionada ao Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), apresentada nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período entre 2007 e 2017. A intenção foi suscitar o foco de análise dessas pesquisas, bem como as possíveis contribuições e limites do Programa, possibilitando subsídios e provocações para trabalhos futuros. Foi utilizada pesquisa bibliográfica com abordagens quali-quantitativa das publicações. Há preocupação considerável dos pesquisadores em investigar sobre o processo de integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de jovens e adultos. Contudo, percebe-se a necessidade de desenvolver pesquisas que problematizem os impactos sociais do PROEJA, assim como os rumos a serem tomados após aprovação da Lei 13.415/2017, que modifica o Ensino Médio no Brasil.
Palavras-chave: Produção Científica. PROEJA. ANPEd.
Métricas
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.