A produção científica sobre o PROEJA no GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas - ANPEd (2007-2017)

Autores

  • Rosiani Salviano Barros Universidade Federal do Amapá.
  • André Rodrigues Guimarães Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.14n2.011

Resumo

Este estudo objetivou analisar a produção científica relacionada ao Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), apresentada nas Reuniões Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), no período entre 2007 e 2017. A intenção foi suscitar o foco de análise dessas pesquisas, bem como as possíveis contribuições e limites do Programa, possibilitando subsídios e provocações para trabalhos futuros. Foi utilizada pesquisa bibliográfica com abordagens quali-quantitativa das publicações. Há preocupação considerável dos pesquisadores em investigar sobre o processo de integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de jovens e adultos. Contudo, percebe-se a necessidade de desenvolver pesquisas que problematizem os impactos sociais do PROEJA, assim como os rumos a serem tomados após aprovação da Lei 13.415/2017, que modifica o Ensino Médio no Brasil.

 

Palavras-chave: Produção Científica. PROEJA. ANPEd.

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Biografia do Autor

Rosiani Salviano Barros, Universidade Federal do Amapá.

Possui especialização em Política Educacional pela Universidade Federal do Amapá (2018).Graduada em Licenciatura em Informática pelo Instituto Federal do Amapá (2017). Atualmente é Técnico Administrativo em Educação no Instituto Federal do Amapá.

André Rodrigues Guimarães, Universidade Federal do Amapá

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014), Mestre em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá (2008) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: expansão e financiamento da educação superior, trabalho docente, função social da escolarização, neoliberalismo e reformas educacionais.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

BARROS, R. S.; GUIMARÃES, A. R. A produção científica sobre o PROEJA no GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas - ANPEd (2007-2017). Práxis Educativa, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 601–621, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.14n2.011. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13006. Acesso em: 26 dez. 2024.