Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas

Autores

  • Everlise Sanches Brum PUCRS
  • Isabel Cristina Machado de Lara PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.13155.007

Palavras-chave:

Discalculia, Intervenções, Dificuldades de Aprendizagem, Mapeamento, Dyscalculia, Interventions, Learning difficulties, Mapping, Intervenciones, Dificultades de Aprendizaje, Mapeo

Resumo

Este trabalho apresenta um mapeamento sobre produções científicas que têm como tema a Discalculia do Desenvolvimento. Objetiva verificar como essas produções abordam intervenções pedagógicas e psicopedagógicas com pessoas que possam ter esse transtorno. Teoricamente, alicerça-se em autores como Kosc, Haase, Relvas e Ciasca.  Metodologicamente, o mapeamento consistiu na busca de produções acadêmicas nos sites SciELO, Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior e no Google Acadêmico. O mapeamento foi feito com a inserção das palavras-chave: Discalculia; intervenções, que levou a uma delimitação do tema. Escolhida as produções, foi feita uma leitura dos resumos, selecionaram-se aquelas que iam ao encontro deste estudo. Foram selecionadas quatro produções: duas dissertações; uma tese; um artigo. A análise comparativa entre as quatro produções evidenciou que, após realizarem um determinado número de intervenções, parte dos participantes apresentou melhora significativa, nas habilidades matemáticas em defasagem, e aquelas em que os participantes não demonstravam dificuldades foram potencializadas.

 

Palavras-chave: Discalculia. Intervenções. Dificuldades de Aprendizagem. Mapeamento.


Abstract

 

Developmental Dyscalculia: a mapping of pedagogical and psychopedagogical interventions

 

This work presents a mapping of scientific productions that have the theme of Developmental Discalculia. It aims to verify how these productions approach pedagogical and psychopedagogical interventions with people who might have this disorder. Theoretically, it is based on authors such as Kosc, Haase, Relvas and Ciasca. Methodologically, the mapping consisted in the search of academic productions in the sites of SciELO, Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel doctoral dissertation database and in Google Scholar. The mapping was done with the insertion of the following keywords: dyscalculia; interventions, which led to a delimitation of the theme. Once the productions were selected, the abstracts were read, and the ones that were in line with this study were selected. Four productions were selected: two Master’s thesis; a doctoral dissertation; an article. The comparative analysis between the four productions showed that, after performing a certain number of interventions, some of the participants presented significant improvement regarding lagging mathematical skills, and those in which the participants did not demonstrate difficulties were potentiated.

 

Keywords: Dyscalculia. Interventions. Learning difficulties. Mapping.

 

Resumen

 

Discalculia del Desarrollo: un mapeo sobre intervenciones pedagógicas y psicopedagógicas

 

Este trabajo presenta un mapeo, sobre producciones científicas que tienen como tema la Discalculia del Desarrollo. El objetivo es verificar cómo estas producciones abordan intervenciones pedagógicas y psicopedagógicas con personas que puedan tener ese trastorno. Teóricamente, se fundamentan en autores como Kosc, Haase, Relvas y Ciasca. Metodológicamente, el mapeo consistió en la búsqueda de producciones académicas en los sitios SciELO, Banco de Tesis de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior y en el Google Académico. El mapeo se hizo con la inserción de las palabras clave: discalculia; intervenciones, que llevó a una delimitación del tema. Elegidas las producciones, se hizo una lectura de los resúmenes, se seleccionaron aquellas que iban al encuentro de este estudio. Se seleccionaron cuatro producciones: dos disertaciones; una tesis; un artículo. El análisis comparativo entre las cuatro producciones evidenció que, después de realizar un determinado número de intervenciones, parte de los participantes presentó una mejora significativa, en las habilidades matemáticas rezagadas, y aquellas en que los participantes no demostraban dificultades fueron potenciadas.

 

Palabras clave: Discalculia. Intervenciones. Dificultades de Aprendizaje. Mapeo.

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Biografia do Autor

Isabel Cristina Machado de Lara, PUCRS

Isabel Cristina Machado de Lara é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e possui graduação em Matemática - Licenciatura Plena pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993). Realizou seu Pós-Doutoramento no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, dedicando-se à pesquisa em Inovação e Interdisciplinaridade de Educação em Ciências e Matemática no século XXI. Atualmente é professora permanente no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática e da Faculdade de Matemática da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participa do Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, como coordenadora da área de Matemática. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Discalculia e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Etnomatemática. Realiza palestras, oficinas e minicursos em formações continuadas de professores atuando principalmente nos seguintes temas: tendências atuais no ensino da matemática, uso de jogos, etnomatemática, resolução de problemas, avaliação no ensino da matemática e na formação de professores.

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Publicado

2019-08-13

Como Citar

BRUM, E. S.; DE LARA, I. C. M. Discalculia do Desenvolvimento: um mapeamento sobre intervenções pedagógicas e psicopedagógicas. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–20, 2019. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.13155.007. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/13155. Acesso em: 5 nov. 2024.