El viaje a Cuernavaca, México, de John Holt y su relevancia para la historia del Movimiento Global de la Educación en Casa
DOI:
https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14772.033Resumo
Este artículo estudia el impacto que los diferentes viajes que John Holt realizó a Cuernavaca (México) en el inicio de los años setenta tuvieron tanto para el desarrollo de sus ideas en torno a las instituciones educativas como para la genealogía del movimiento que la educación en casa. El tiempo de Holt en el Centro Intercultural de Documentación (CIDOC) de Cuernavaca supuso el encuentro personal con Ivan Illich. Fue entonces cuando entró en contacto con las ideas de la desescolarización. Estas ideas son la base del giro que llevó a Holt a partir de entonces a explorar alternativas educativas fuera del ámbito propio de las instituciones escolares y que hizo que se posicionara como uno de los líderes más destacados del homeschooling/unschooling en los Estados Unidos. Esta investigación analiza a partir de fuentes históricas primarias los viajes de Holt a Cuernavaca y sus estancias en el CIDOC de Ivan Illich.
Palabras-clave: John Holt. Ivan Illich. Educación en casa.
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Os autores são autorizados a assinarem contratos adicionais, separadamente, para distribuição não exclusiva da versão publicada nesta revista (por exemplo, em repositórios institucionais ou capítulos de livros), com reconhecimento da sua autoria e publicação inicial nesta revista).
c) Os autores são estimulados a publicar e distribuir a versão onlline do artigo (por exemplo, em repositórios institucionais ou em sua página pessoal), considerando que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e as citações do artigo publicado.
d) Esta revista proporciona acesso público a todo o seu conteúdo, uma vez que isso permite uma maior visibilidade e alcance dos artigos e resenhas publicados. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros softwares de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
e) Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional.