A defesa pela “liberdade de escolha” fortalecendo uma rede empresarial: o homeschooling brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.14819.039

Resumo

O homeschooling vem ganhando notoriedade no cenário nacional nos últimos anos. Considerando tal peculiaridade, este estudo exploratório concentrou-se em identificar, a partir da campanha brasileira “EducAÇÃO Domiciliar - Direito Já”, liderada pela Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), que agentes individuais ou coletivos se caracterizam como apoiadores daquela e que tipos de serviços oferecem à população. Constatou-se a existência de uma “rede” pautada por interesses conservadores, predominando em seus discursos um viés mercantil, seletivo e contrário à docência e à escolarização. Observou-se, ainda, a atuação concomitante dos sujeitos em diversas plataformas, as quais oferecem guias pedagógicos, cursos e certificações com elevados custos, evidenciando, portanto, o público a que se destinam.

Palavras-chave: Homeschooling. Rede empresarial. Direito à educação.

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Publicado

2020-04-04

Como Citar

ARAÚJO, S. S. de .; LEITE, M. C. L. A defesa pela “liberdade de escolha” fortalecendo uma rede empresarial: o homeschooling brasileiro. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–20, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.14819.039. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/14819. Acesso em: 15 jun. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Homeschooling: controvérsias e perspectivas