Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social

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DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076

Resumo

O isolamento social, recentemente adotado em decorrência da pandemia de COVID-19, leva as instituições de ensino, públicas e privadas, a uma reorganização em relação às suas práticas e, consequentemente, suscita o debate acerca do papel da Educação na sociedade atual. Nesse cenário, torna-se relevante a análise das determinações e das conduções adotadas no Brasil no contexto de crise, bem como os pressupostos que sustentam tais direcionamentos. Assim sendo, este artigo discute, a partir das narrativas tecidas por professoras, dois aspectos dessa questão. Inicialmente, faz-se uma análise do contexto político da organização escolar na atualidade. Em seguida, discutem-se as práticas decorrentes de tais orientações, evidenciando suas consequências e, também, as possibilidades, mesmo que rudimentares e limitadas, de transgressão, de resistência e de reinvenção da escola a partir do momento e situação que se vive coletivamente.

Palavras-chave: Pesquisa narrativa. Formação de professores. Isolamento social.

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Publicado

2020-07-02

Como Citar

HADDAD FERREIRA, L.; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15483. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Seção Temática: Adiando o fim da escola

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