Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076

Resumo

O isolamento social, recentemente adotado em decorrência da pandemia de COVID-19, leva as instituições de ensino, públicas e privadas, a uma reorganização em relação às suas práticas e, consequentemente, suscita o debate acerca do papel da Educação na sociedade atual. Nesse cenário, torna-se relevante a análise das determinações e das conduções adotadas no Brasil no contexto de crise, bem como os pressupostos que sustentam tais direcionamentos. Assim sendo, este artigo discute, a partir das narrativas tecidas por professoras, dois aspectos dessa questão. Inicialmente, faz-se uma análise do contexto político da organização escolar na atualidade. Em seguida, discutem-se as práticas decorrentes de tais orientações, evidenciando suas consequências e, também, as possibilidades, mesmo que rudimentares e limitadas, de transgressão, de resistência e de reinvenção da escola a partir do momento e situação que se vive coletivamente.

Palavras-chave: Pesquisa narrativa. Formação de professores. Isolamento social.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
4,415
Jul 04 '20Jul 07 '20Jul 10 '20Jul 13 '20Jul 16 '20Jul 19 '20Jul 22 '20Jul 25 '20Jul 28 '20Jul 31 '2068
| |
Outros formatos de visualizações
55
Jul 2020Jan 2021Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 20267.0
|
  • Citations
  • Scopus - Citation Indexes: 5
  • Captures
  • Mendeley - Readers: 18
  • Mendeley - Readers: 17
  • Social Media
  • Facebook - Shares, Likes & Comments: 123

Downloads

Publicado

2020-07-02

Como Citar

HADDAD FERREIRA, L.; BARBOSA, A. Lições de quarentena: limites e possibilidades da atuação docente em época de isolamento social. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–24, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15483.076. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15483. Acesso em: 14 abr. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Adiando o fim da escola

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)