Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091

Resumo

Com a pandemia de Covid-19 a forma de manter a continuidade do ensino nos moldes mais regulares possíveis foi a educação à distância. Contudo, essa emigração rápida e imprevista para ambientes virtuais revelou um conjunto de desafios de adaptação que questionam a preparação das escolas para adesão a esta modalidade de ensino. Com enfoque nas perspetivas de docentes portugueses sobre as suas experiências de ensino online, e metodologicamente, sustentado na realização de 5 grupos focais online via Zoom (N=32), este artigo explora os desafios sentidos por estes profissionais. Como resultados, foram identificados 4 tipos de desafios: comunicacionais (monólogos digitais e exaustão psicológica), pedagógicos (falta de competências, avaliação e sobrecarga de trabalhos e a impossibilidade de aulas práticas), sociais (incompatibilidades com a vida pessoal e gestão de conflitos) e tecnológicos (falta de recursos e tecnofobia).

Palavras-chave: Educação à distância. E-learning. Covid-19.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2020-08-05

Como Citar

MIGUEL RAMOS DOS SANTOS, H. . Os desafios de educar através da Zoom em contexto de pandemia: investigando as experiências e perspetivas dos docentes portugueses. Práxis Educativa, [S. l.], v. 15, p. 1–17, 2020. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.15.15805.091. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/15805. Acesso em: 2 jan. 2025.

Edição

Seção

Seção Temática: Adiando o fim da escola