O legado de Paulo Freire ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial: o Círculo de Cultura como possibilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.16.16429.057

Resumo

Neste artigo, discute-se o legado de Freire em relação ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial, tomando como referência o Círculo de Cultura. De abordagem qualitativa e teórica, este texto tem Freire como principal teórico e, assim, relaciona suas ideias a de autores que tratam da formação de professores e da decolonialidade, ressignificando-as em uma perspectiva de docência outra. A investigação aborda a decolonialidade como proposta de construção de um futuro outro à profissão docente e aponta para sua proximidade com Freire. Propõe-se um desenvolvimento profissional docente que assuma a pluralidade cultural como fundamento para uma práxis efetivamente decolonial. Discute-se, também, o Círculo de Cultura a partir da reflexividade da prática, destacando-a como possibilidade ao desenvolvimento da consciência crítica e da transformação da ação docente.  Em síntese, a pesquisa pretende fortalecer a potência do legado de Freire ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial.

Palavras-chave: Paulo Freire. Decolonialidade. Desenvolvimento profissional docente.

Downloads

Métricas

PDF views
515
May 19 '21May 22 '21May 25 '21May 28 '21May 31 '21Jun 01 '21Jun 04 '21Jun 07 '21Jun 10 '21Jun 13 '21Jun 16 '2118
| |
Other format views
242
Jul 2021Jan 2022Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202615
|

Biografia do Autor

Nilton Bruno Tomelin, Universidade Regional de Blumenau

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Rita Buzzi Rausch, Universidade Regional de Blumenau

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE).

Downloads

Publicado

2021-05-18

Como Citar

BRUNO TOMELIN, N. .; BUZZI RAUSCH, R. O legado de Paulo Freire ao desenvolvimento profissional docente para uma educação decolonial: o Círculo de Cultura como possibilidade. Práxis Educativa, [S. l.], v. 16, p. 1–17, 2021. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.16.16429.057. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16429. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Paulo Freire (1921-2021): 100 anos de história e esperança