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Wed, 04 Aug 2021 in Praxis educativa
Paulo Freire na UEPG
Abstract
Main Text
A ideia de convidá-los para o evento partiu do grupo de professores/as e estudantes que participavam do Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo”. O evento teve como coordenadoras as professoras Jussara Ayres Bourguignon e Carmencita de Holleben Mello Ditzel, com o apoio dos/as docentes e dos/as acadêmicos/as que participavam do projeto, com especial destaque das acadêmicas de Serviço Social: Anair Pereira, Edi Glaucia Repula, Édina Schimanski, Lucimara dos Santos Silva, Rosilda da Silva Oliveira e Sandra Regina Wichert. Na época, o projeto era coordenado pelo Prof. Jefferson Mainardes (Departamento de Educação).
O evento atraiu muitos participantes. A palestra de Paulo Freire, realizada na noite de 25/09/1992, lotou o Grande Auditório da UEPG, mezanino e corredores. Alguns participantes lembram que, durante a palestra, fez-se um silêncio absoluto no Auditório1.
Breve histórico do projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” (1989-1998)
O Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” foi idealizado em 1989, sob a liderança da Prof.ª Carmencita de Holleben Mello Diztel. O Projeto inicial, protocolizado em 31 de outubro de 1989, contava com a participação das professoras Carmencita de H. M. Ditzel, Cleide Aparecida Faria Rodrigues, Thereza Cristina Pusch e Jussara Ayres Bourguignon. Em 1990, o Projeto passou a contar com a participação dos professores Jefferson Mainardes e Roque Zimmermann2. Nos anos de 1990 e 1991, foi coordenado pela Prof.ª Carmencita e, no período de 1992 a 1998, pelo Prof. Jefferson Mainardes. Na sua fase inicial, contou com a importante colaboração da Prof.ª Zenilda Batista Bruginski (Departamento de Serviço Social). A motivação principal para a elaboração do projeto era o compromisso de alfabetizar operários que trabalhavam nas obras da construção do campus de Uvaranas. De fato, o Projeto de Extensão teve início nas obras do campus de Uvaranas e foi estendido para a comunidade.
Em 1991, o Ministério da Educação lançou o Plano Nacional de Alfabetização e Cidadania, que destinaria recursos para a aquisição de equipamentos, de livros, de materiais pedagógicos; contratação de pessoal e realização de eventos de formação. A UEPG elaborou o Projeto e foi contemplada com recursos que permitiam o pagamento de uma bolsa para alfabetizadores/as da comunidade, que realizavam um curso inicial de formação para a alfabetização e participavam de um ciclo de estudos sobre Alfabetização de Jovens e Adultos, realizados aos sábados, a cada 15 dias. Com os recursos recebidos, foi possível criar diversos polos de alfabetização em diversos bairros de Ponta Grossa3. No ano de 1991, o Projeto contava com 29 polos de alfabetização e duas turmas de datilografia que funcionavam na UEPG para jovens que se encontravam em liberdade assistida e para guardas-mirins que atuavam na UEPG4. Os polos funcionavam em espaços cedidos pela comunidade (escolas municipais ou estaduais, associações de moradores etc.). Com o fim do repasse de recursos, a partir de 1992, o número de polos foi reduzido, mas as atividades continuaram até 1998. Foram realizadas parcerias com a Metalúrgica Schiffer (1990), Inpacel – Indústria de Papel Arapoti (1994 e 1995) e com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), de 1995 a 1998 (BRAGA; MAINARDES, 1997).
CETEP Paulo Freire
O Centro Tecnológico de Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais (CETEP) Paulo Freire funciona em um prédio situado no campus de Uvaranas, construído com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep)5. O projeto inicial foi submetido à Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA – PROINFRA 01/2009, cujo resultado foi divulgado em 1º de outubro de 2010. O valor total do projeto foi de R$ 829.444,00. O projeto envolveu quatro Programas de Pós-Graduação (PPGs) da área de Ciências Humanas e Sociais (CHS), existentes na época, a saber: Ciências Sociais Aplicadas, Educação, Geografia e Linguagem, Identidade e Subjetividade. A equipe técnico-científica informada no projeto inicial teve a seguinte composição: Jefferson Mainardes (coordenador geral), Aparecida de Jesus Ferreira, Cicilian Luiza Lowen Sahr, Djane Antonucci Correa, Edson Armando Silva, Emerson Urizzi Cervi, Joseli Maria Silva, Letícia Fraga, Lucia Cortes da Costa, Luis Fernando Cerri, Maria Isabel Moura Nascimento e Névio de Campos. A área total do prédio é de 733,04 m2 e área útil de 678,26 m2.
Ao longo do tempo, os novos PPGs de CHS foram sendo incorporados ao CETEP. Atualmente, envolve os seguintes PPGs: Educação, Ciências Sociais Aplicadas, Linguagem, Geografia, Jornalismo, Economia, Ensino de Ciências e Educação Matemática, Mestrado Profissional de História e Mestrado Profissional em Educação Inclusiva.
Em 2013, a Resolução CA Nº 99, de 1º de abril de 2013, aprovou o Regimento Interno do CETEP, o qual criou os critérios para a eleição de coordenador/a e da composição do seu Conselho, formado por um representante de cada PPG de CHS e, ainda, de representantes discentes, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp/UEPG) e do Comitê local do Programa de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/UEPG).
No período de 2010 a 2014, a coordenação do CETEP esteve sob a responsabilidade de coordenadores dos PPGs de CHS, com a colaboração de docentes dos PGGs, destacando-se os seguintes: Luis Fernando Cerri, Edson Armando Silva, Silvia Meri de Carvalho e Cicilian Luiza Lowen Sahr. O regimento aprovado em 2013 foi elaborado sob a liderança do Prof. Dr. Luis Fernando Cerri. A partir de 2014, teve os seguintes coordenadores:
  • - de 11/06/2014 a 31/07/2015: Prof. Dr. Jefferson Mainardes (Portaria R. nº 228/2014, de 10 de julho de 2014);
  • - de 1º/08/2015 a 31/07/2017: Prof. Edson Armando Silva (Portaria R. nº 363/2015, 12 de agosto de 2015);
  • - de 1º/08/2017 a 31/07/2019: Prof. Edson Armando Silva (Portaria R. nº 447/2017, de 22/09/2017);
  • - de 23/08/2019 a 22/08/2021: Prof. Dr. Jefferson Mainardes (Portaria R. – nº 160/2019, de 23 de agosto de 2019).
No dia 08/07/2019, a coordenação do CETEP protocolizou a solicitação da nomeação de “Paulo Freire” para prédio (Processo SEI nº 19.000007793-5)6, tendo sido aprovado pelo Conselho Universitário da UEPG no dia na reunião do dia 12 de dezembro de 2019, pela Resolução UNIV - Nº 2019.16 (UEPG, 2019).
A inauguração do prédio foi realizada no dia 30 de julho de 2019. Em agosto de 2019, os Grupos de Pesquisas de PPGs de Ciências Humanas e Sociais iniciaram a utilização do novo prédio.
O prédio possui os seguintes espaços:
  • - uma sala de Videoconferência (31,44 m2), com TV 49 polegadas, com o programa Cisco meeting, 2 notebooks com câmera e microfone, balcão, mesa para cinco cadeiras e 35 cadeiras estofadas;
  • - uma sala de 31,44 m2 destinada a reuniões de Grupos de Pesquisa, com mesa e 25 cadeiras;
  • - uma sala de 31,44 m2 para coordenação, com softwares de pesquisa instalados (Sphinx) e secretaria editorial de revistas;
  • - uma sala de 31,44 m2destinada ao PPG de Geografia;
  • - uma sala de 31,44 m2 destinada ao Núcleo de Diversidade e Cidadania e Grupo de Pesquisa de Educação Social;
  • - uma sala de 64,19 m2 destinada ao PPG de História e Mestrado Profissional em História;
  • - uma sala de 64,19 m2 destinada ao PPGE de Educação e PPG de Ensino de Ciências e Matemática;
  • - uma sala de 64,19 m2 destinada ao PPG de Ciências Sociais e Jornalismo;
  • - uma sala de 154,84 m2 destinada ao Centro de Memória;
  • - uma Hall de exposições; e
  • - dois banheiros.
Além dos equipamentos da sala de Videoconferência, o CETEP Paulo Freire possui câmeras e filmadoras, Datashow, impressora, computadores, scanners, book scanners, leitor óptico, e softwares de pesquisa. De modo geral, a sua inauguração resultou na ampliação dos espaços para os Grupos de Pesquisa dos PPGs de Educação, Ciências Sociais Aplicadas, Geografia, História, Mestrado Profissional em História, Ensino de Ciências e Educação Matemática e Jornalismo.
A nomeação de Paulo Freire a um prédio destinado a Grupos de Pesquisa de CHS é muito significativa, pois há um compromisso com a realização de pesquisas comprometidas com a realidade social e com a transformação dessa mesma realidade.
Paulo Freire: presença e pensamento marcantes no Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo”, na perspectiva do serviço social
Jussara Ayres Bourguignon7
Um projeto de extensão universitária tem por finalidade estabelecer mediações entre o conhecimento produzido na academia e as demandas que emergem da realidade social. Assim, constitui-se em um espaço fértil de formação profissional e desenvolvimento de pesquisas. Nesse sentido, e de forma articulada ao ensino, o Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” constituiu-se em um rico espaço de formação profissional para o/a Assistente Social.
O Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” objetivava desenvolver ações de educação popular e de alfabetização de adultos em Ponta Grossa e na região dos Campos Gerais. Nesse contexto, um dos desdobramentos foi a realização da I Jornada de Educação de Jovens e Adultos, em setembro de 1992, em que Paulo Freire reafirmou, presencialmente, sobre o significado teórico e prático de uma educação que se propõe libertadora.
Ancorado nos objetivos do Projeto, o Curso de Serviço Social foi um dos cursos protagonistas e coparticipante na organização da jornada em que a presença de Paulo Freire marcou a UEPG. Trata-se de um registro histórico, pelo que Paulo Freire representou e continua representando na qualidade de educador e, principalmente, pelo seu pensamento que mantém força e atualidade. Trata-se de um pensamento que desafia a Universidade a estabelecer relações com a comunidade e a sociedade de natureza inclusiva e que coloca o conhecimento produzido por meio do ensino, da pesquisa e da própria extensão a serviço da transformação das relações sociais.
Os ensinamentos de Paulo Freire junto ao Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” sedimentaram a concepção de práxis como orientadora dos processos interventivos e de educação desenvolvidos junto aos grupos trabalhados na comunidade. Como expressão da práxis, a metodologia empregada no “Redescobrindo o Mundo” mobilizou a troca de saberes entre universidade e comunidade, a democratização do conhecimento, a reflexão crítica e interdisciplinar acerca das práticas desenvolvidas pelos docentes e acadêmicos, tendo como base o encontro e o confronto com a realidade concreta local e regional que expressava as desigualdades sociais.
Em síntese, Paulo Freire mobilizou a UEPG, docentes, discentes, profissionais de diferentes áreas e a comunidade local e regional a refletirem sobre o compromisso que a Universidade tem, continuamente, de construir um conhecimento científico de natureza crítica e propositiva e orientado por uma teleologia, cuja direção deve ser a construção de uma sociabilidade emancipatória, pautada na justiça social e na democracia.
Abstract
Main Text
Breve histórico do projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo” (1989-1998)
CETEP Paulo Freire
Paulo Freire: presença e pensamento marcantes no Projeto de Extensão “Redescobrindo o Mundo”, na perspectiva do serviço social