Normalistas Negras: formação de professoras em ambiente silenciador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18344.060

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que se propôs compreender quais são as possibilidades da construção da identidade étnico-racial no curso de Magistério. Para tal, dialoga-se com três mulheres, negras e normalistas egressas de uma instituição secular localizada na cidade de Muzambinho, Sul de Minas Gerais. Por meio de suas narrativas, buscou-se entender rupturas, possibilidades e conquistas de direitos a partir da formação adquirida. História oral foi a principal abordagem de pesquisa. Os seguintes procedimentos também foram utilizados: análise de fotografias, consulta de documentação escolar no acervo da instituição, revisão de literatura. Os resultados alcançados apontam que as normalistas negras constroem a sua identidade étnico-racial em um ambiente formativo silenciador que é orientado ideologicamente por valores pautados na branquitude.

Palavras-chave: Professoras negras. Identidade negra. Racismo institucional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Laura Rodrigues Paim Pamplona, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais

Mestre em Educação. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais.

Natalino Neves da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação. Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2022-05-03

Como Citar

PAMPLONA, L. R. P.; SILVA, N. N. da. Normalistas Negras: formação de professoras em ambiente silenciador. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.18344.060. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18344. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas