Confluências afro-pindorâmicas: por uma formação humana contra-colonialista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.18499.069

Resumo

Neste artigo, pretende-se pensar como o colonialismo atua na formação humana, seja organizando o pensamento para um “mundo ordenado”, seja condicionando o ser humano para um distanciamento da natureza. Essas duas situações serão problematizadas a partir de uma confluência entre as teses de Antônio Bispo dos Santos, Denise Ferreira da Silva e Davi Kopenawa com a intenção de pensar-se um mundo outrem em que o ser humano esteja em harmonia com o cosmo. Com isso, o interesse é enunciar uma formação humana contra-colonialista.

Palavras-chave: Confluência. Mundo outrem. Cosmofilia.

Downloads

Métricas

Visualizaciones del PDF
411
May 13 '22May 16 '22May 19 '22May 22 '22May 25 '22May 28 '22May 31 '22Jun 01 '22Jun 04 '22Jun 07 '22Jun 10 '2236
| |
Visualizaciones de otros formatos
97
Jul 2022Jan 2023Jul 2023Jan 2024Jul 2024Jan 2025Jul 2025Jan 202613
|

Biografia do Autor

Luís Thiago Freire Dantas, Universidade do Estado Rio de Janeiro

Professor de Filosofia da Educação na Universidade do Estado Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

2022-05-13

Como Citar

DANTAS, L. T. F. Confluências afro-pindorâmicas: por uma formação humana contra-colonialista. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–12, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.18499.069. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18499. Acesso em: 5 mar. 2025.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas