Interfaces entre políticas educacionais, prática pedagógica e formação humana

Autores

  • Maria Terezinha Bellanda Galuch Universidade Estadual de Maringá
  • Marta Sueli de Faria Sforni Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.6i1.0005

Resumo

Este artigo objetiva analisar a perspectiva de formação defendida por documentos oficiais que orientam a Educação Básica, bem como as práticas pedagógicas que eles sugerem, apontando a relação entre uma política pública de definição curricular e a organização didática do conteúdo escolar. Os resultados mostram que a formação defendida pelos referidos documentos busca atender às demandas de mercado da sociedade atual, valorizando práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de atitudes, valores, competências e habilidades exigidas pela sociedade globalizada. Ao colocar em primeiro plano esse tipo de formação em detrimento da transmissão e apropriação dos conhecimentos disciplinares, a educação escolar diminui seu compromisso com a cultura científica, distanciando-se da função de oferecer os instrumentos simbólicos necessários ao desenvolvimento integral dos estudantes.

 

Palavras-chave: Prática pedagógica. Formação humana. Organização curricular.

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Biografia do Autor

Maria Terezinha Bellanda Galuch, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Teoria e Prática da Educação - Área: Didática e Prática de Ensino.

Programa de Pós-Graduação em Educação. Área: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores. 

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Teoria e Prática da Educação - Área de Prática de Ensino.

Programa de Pós-Graduação em Educação - Área: Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores.

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Publicado

2011-07-07

Como Citar

GALUCH, M. T. B.; SFORNI, M. S. de F. Interfaces entre políticas educacionais, prática pedagógica e formação humana. Práxis Educativa, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 55–66, 2011. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.6i1.0005. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1862. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos