Diálogos com Paulo Freire: unidade na diversidade, interseccionalidade e igualdade de diferenças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.17.19322.077

Resumo

O presente artigo busca, a partir de pesquisa bibliográfica, aproximar os conceitos de unidade na diversidade, igualdade de diferenças e interseccionalidade por meio da análise crítica comunicativa que aponta caminhos para a transformação, com o objetivo de maior qualidade educativa para todas as pessoas. Pretendeu-se, no âmbito das relações étnico-raciais no Brasil, apresentar as diferenças educacionais que vão se transformando em desigualdades ao longo dos anos e, a partir de tais dados, apontar possibilidades de mudança por meio de uma educação antirracista. Concluiu-se que as categorias de classe, raça e gênero, ao serem analisadas interseccionalmente, por um lado, abrem caminhos para uma ação educativa partindo das diferenças e da sua interrelação, e, por outro, trazem a possibilidade de mudança do contexto educativo na medida em que as identidades, as culturas e os modos de ser e de estar são compreendidos na sua unidade, com a intenção de vivê-los na igualdade.

Palavras-chave: Unidade na diversidade. Interseccionalidade. Igualdade de diferenças.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marciele Nazaré Coelho, Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais

Professora associada do Instituto Superior de Ciências Sociais e Relações Internacionais (CIS/Angola) e membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutorado em Educação.

Helenice Aparecida Magalhães de Sousa Guedes, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (UFSCar).

Regina de Oliveira Dyonisio, Universidade Federal de São Carlos

Mestranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Membro do Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE/UFSCar).

Downloads

Publicado

2022-06-10

Como Citar

COELHO, M. N.; GUEDES, H. A. M. de S. .; DYONISIO, R. de O. Diálogos com Paulo Freire: unidade na diversidade, interseccionalidade e igualdade de diferenças. Práxis Educativa, [S. l.], v. 17, p. 1–19, 2022. DOI: 10.5212/PraxEduc.v.17.19322.077. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19322. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Relações étnico-raciais: práticas e reflexões pedagógicas